Vem Carnaval

Confira como será o desfile das escolas de samba de São Paulo

Raça, cultura e fé são destaques do Grupo Especial do Carnaval 2020 de São Paulo. Acesso tem forças como Vai-Vai, Camisa Verde e Branco, Nenê, Leandro, Acadêmicos do Tucuruvi e Peruche

Foto: José Cordeiro/SPTuris
Foto: José Cordeiro/SPTuris
Caso protocolos sejam aceitos pelas autoridades sanitárias, desfile das escolas de samba de São Paulo ocorrerão de 25 a 28 de fevereiro

São Paulo – O Grupo Especial é sempre a maior atração do desfile das escolas de samba. Mas no Carnaval 2020 de São Paulo as atenções no Sambódromo se voltam também para o Grupo de Acesso. Grandes e tradicionais agremiações como Vai-Vai, Camisa Verde e Branco, Nenê de Vila Matilde, Leandro de Itaquera, Acadêmicos do Tucuruvi desfilam no domingo (23) com o objetivo de voltar à elite do carnaval paulistano. Unidos do Peruche e Imperador do Ipiranga saem na segunda (24), no Acesso 2.

A Barroca da Zona Sul abre, nesta sexta (21), o desfile das escolas de samba de São Paulo do Grupo Especial, a partir das 23h15. Benguela… A Barroca Clama a Ti homenageia Tereza de Benguela. A angolana rainha Tereza, como ficou conhecida à sua época, lutou contra a escravidão e liderou o Quilombo de Quariterê no século 18, no Vale do Guaporé (MT). 

Com o samba É Coisa de Preto, a Tom Maior entrega em seguida no Sambódromo, a partir de 0h20. O enredo homenageia o povo negro e destaca sua importância no desenvolvimento do Brasil.

A trupe do Doutores da Alegria, que desde 1991 alegra a dura rotina de milhões de crianças hospitalizadas, é o tema da Dragões da Real, a terceira a entrar no Sambódromo na sexta-feira. Com o enredo A Revolução do Riso, a escolar aposta na alegria para levar o título do Carnaval 2020.

A Mancha Verde, campeã em 2019, vem em seguida com homenagem a Jesus Cristo. O enredo Pai! Perdoai, Eles Não Sabem o Que Fazem, lembra: “É preciso lutar, exaltando Penhas e Marias/ Que clamam por direitos, igualdade/ Essa é a tua vontade”.

A viola e os violeiros estão no enredo da Acadêmicos do Tatuapé. Campeã em 2017 e 2018, e quinta escola a entrar no Sambódromo na madrugada de sexta para sábado homenageia a cidade de Atibaia.

A cultura libanesa é o tema do enredo da Império da Casa Verde. Com o samba Marhaba Lubnãn, a escola da zona norte desfila a partir das 4h40.

A X-9 Paulista encerra o primeiro dia de desfile do Grupo Especial com a luz do sol raiando. A escola leva para o Sambódromo os batuques e batucadas de todas as regiões e religiões do Brasil. 

Mais sete escolas

O segundo dia de desfile das escolas de samba do Grupo Especial tem mais sete agremiações. A primeira a entrar no Sambódromo, às 22h30 do domingo, é a Pérola Negra, com homenagem ao povo cigano.

O enredo da Colorado do Brás, em seguida, conta a história de Dom Sebastião, rei de Portugal.

Casos de amor sem fim, paixões loucas, sonhos de liberdade, luta por ideais estão no enredo da Gaviões da Fiel. O tema foi apresentado pelos carnavalescos Paulo Barros e Paulo Menezes, que já fizeram história no carnaval do Rio e pela primeira vez assinam um desfile no carnaval de São Paulo. A escola entra no Sambódromo no domingo, a partir de 0h40.

O poder do feminino embala o enredo da Mocidade Alegre, a quarta escola a animar os foliões no segundo dia de desfile em São Paulo. Do Canto das Yabás renasce uma Nova Morada sintetiza a reconexão da força da mulher, representada por orixás da água, com o criador universal.

A Águia de Ouro entra em seguida, para cantar o poder do saber. A escola da Pompeia será a quinta a desfilar no Sambódromo, no meio da madrugada de sábado para domingo.

A China é a grande homenageada pelo samba da Unidos de Vila Maria, que desfila a partir das 3h55. Dragões chineses e outras figuras que representam a prosperidade e a fartura na cultura chinesa, são retratados pela escola.

O desfile do Grupo Especial será fechado pela Rosas de Ouro, com o enredo Tempos Modernos. As alas da escola vão tratar da quarta revolução industrial e a relação entre homem e máquina. A Rosas promete exibir no carnaval o primeiro robô sambista em realidade aumentada do Brasil.

GRUPO ESPECIAL

Sexta-feira (21)

23h15 – Barroca Zona Sul

0h20 – Tom Maior

1h25 – Dragões da Real

2h30 – Mancha Verde

3h35 – Acadêmicos do Tatuapé

4h40 – Império de Casa Verde

5h45 – X-9 Paulistana

Sábado (22)

22h30 – Pérola Negra

23h35 – Colorado do Brás

0h40 – Gaviões da Fiel

1h45 – Mocidade Alegre

2h50 – Águia de Ouro

3h55 – Vila Maria

5h – Rosas de Ouro

GRUPO DE ACESSO

Domingo (23) – Acesso 1

21h – Independente Tricolor

22h – Estrela do Terceiro Milênio

23h – Nenê de Vila Matilde

0h – Leandro de Itaquera

1h – Mocidade Unida da Mooca

2h – Acadêmicos do Tucuruvi

3h – Camisa Verde e Branco

4h – Vai-Vai

Segunda (24) – Acesso 2

20h – Flor de Vila Dalila

20h50 – Primeira da Cidade Líder

21h40 – Unidos de Santa Bárbara

22h30 – Amizade Zona Leste

23h20 – Camisa 12

0h10 – Uirapuru da Mooca

1h – Torcida Jovem

1h50 – Unidos do Peruche

2h40 – Morro da Casa Verde

3h30 – Tradição Albertinense

4h20 – Imperador do Ipiranga

5h10 – Dom Bosco