Power our Planet

Em Paris, Lula diz que países ricos têm que pagar ‘dívida histórica’ com o planeta

Presidente foi ovacionado quando anunciou meta de “desmatamento zero” na Amazônia até 2030. Ele também convidou o público a visitar o Brasil durante a COP-30, que será realizada em 2025 em Belém

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
"Faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé", disse Lula em Paris

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (22) que os países ricos têm uma “dívida histórica” e devem financiar a preservação de florestas, como a Amazônia. Ele discursou para cerca de 20 mil pessoas, no encerramento do evento Power Our Planet, em Paris. Sua participação ocorreu a convite de Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay.

“Não é o povo africano que polui o mundo, não é o povo latino-americano que polui o mundo. Na verdade, quem poluiu o planeta nos últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial. E, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”, afirmou Lula, que foi muito aplaudido durante o discurso.

O momento de maior ovação, no entanto, foi quando Lula anunciou a meta de acabar com o desmatamento na Amazônia até 2030. “Quando tomei posse, dia 1º de janeiro, assumi a responsabilidade que até 2030 teremos desmatamento zero na Amazônia. Vamos ser muito duros contra toda e qualquer pessoa que quiser derrubar uma árvore para plantar soja, milho ou criar gado”.

O presidente citou que a Amazônia responde por 40% das florestas tropicais do planeta, abrangendo oito países da América do Sul. Além disso, a região é o lar de 400 povos indígenas, que falam 300 idiomas, além de abrigar 10% das espécies de plantas e animais estimados em todo o mundo.

Lula destacou que uma parte da floresta é “território soberano” do Brasil e, ao mesmo tempo, disse que a Amazônia “pertence a toda a humanidade”. “Por isso, faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé”.

COP-30

Nesse sentido, ele aproveitou a oportunidade para convidar a todos a visitarem o Brasil durante a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, a COP-30. O evento ocorrerá em 2025, em Belém, uma das capitais amazônicas.

“Queria terminar convidando vocês que ouvem falar da Amazônia todo o santo dia, que acham que a Amazônia é o pulmão do mundo, para comparecer ao Brasil, em 2025. Iremos fazer a COP30 num estado da Amazônia para que todos vocês tenham a oportunidade de conhecerem de perto o ecossistema da Amazônia, a riqueza da biodiversidade, a riqueza dos nossos rios. E que possam compartilhar com o povo brasileiro a preservação das nossas florestas”. Foi nesse momento que ele cobrou os países ricos a financiarem as nações em desenvolvimento que possuem reservas florestais.

O Power our Planet reúne ativistas climáticos, líderes mundiais, mas também artistas de prestígio, incluindo Lenny Kravitz, Billie Eilish, dentre outros. O festival é um evento paralelo à Cúpula para o Novo Pacto Financeiro Global. O objetivo desse encontro é ampliar esforços para ajudar países pobres e emergentes a lidarem com os problemas das mudanças climáticas.