Compromissos

Lula almoça com Macron, encontra prefeita de Paris e retorna neste sábado

Ontem o presidente brasileiro fez discurso histórico em Paris e nesta sexta-feira criticou exigências da União Europeia para finalizar acordo com Mercosul

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais
Momento em que Lula é recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio Élysée, em Paris

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoçou nesta sexta-feira (23) com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio Élysée, residência oficial do chefe de governo em Paris. Antes, Lula discursou na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, quando pediu acordos comerciais justos com a União Europeia. O almoço consta na agenda do brasileiro como encontro “de trabalho”.

Lula estava acompanhado do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, e do assessor especial Celso Amorim. Nenhuma das autoridades falou com a imprensa. A agenda do presidente brasileiro continua intensa nesta sexta, e a expectativa é de que ele fale com a mídia apenas neste sábado (24), antes de embarcar de volta ao Brasil.

Ontem o líder brasileiro fez discurso histórico em Paris, dizendo que “não é o povo africano que polui o mundo, não é o povo latino-americano que polui o mundo”, para emendar: “Na verdade, quem poluiu o planeta nos últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial. E, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”.

Hoje, ele criticou as exigências da União Europeia (UE) para a finalização de um acordo com o Mercosul, classificando a posição do bloco como “ameaça a um parceiro estratégico”.

Encontro com Anne Hidalgo

Depois da reunião com Macron, segundo a agenda do Planalto, Lula tem uma audiência com o presidente do Naval Group, Pierre-Eric Pommellet, grupo industrial francês especializado em projetos de defesa naval sediado em Paris.

O chefe de governo brasileiro segue a agenda em encontro com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, marcado para as 16h30 em Paris (11h30 em Brasília). Como o encontro com Macron atrasou devido a compromissos, os encontros posteriores, incluindo com a prefeita, devem também atrasar.

Em março de 2020, Lula recebeu das mãos da prefeita parisiense o título de cidadão honorário da capital francesa. A honraria havia sido concedida pelo Conselho de Paris (equivalente a uma Câmara de Vereadores) quando ele ainda estava preso em Curitiba.

Congo e Arábia Saudita

Segundo a agenda oficial, depois da prefeita, Lula encontra o presidente da República do Congo, Denis Sassou-Nguesso, por volta das 19h (14h em Brasília). E encerra a agenda de compromissos oficiais em jantar oferecido pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman al Saud.