Na Cidade Luz

Lula vai à França no fim do mês para cúpula sobre pacto global e reunião com Macron

Em sua conta no Twitter, o líder francês se manifestou sobre a presença do brasileiro em Paris: “Que bom tê-lo conosco, querido Presidente”

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Os presidentes da França e do Brasil mantêm boas relações. No Twitter, brasileiro chama francês de "amigo"

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem mais um compromisso internacional marcado para o final do mês. Ele irá a Paris, onde nos dias 22 e 23 de junho será realizada a cúpula Novo Pacto Global de Financiamento, com a participação de diversos líderes mundiais. O chefe do governo brasileiro terá um encontro bilateral com o presidente francês, Emmanuel Macron.

A cúpula em Paris terá como temas a reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento, alternativas de “tecnologias verdes” e reforma de organismos multilaterais. Possivelmente serão discutidas propostas para a criação de novos impostos internacionais, entre outros assuntos.

Em sua conta no Twitter, o líder francês se manifestou sobre o evento e a presença de Lula na capital francesa. “Que bom tê-lo conosco, querido Presidente @LulaOficial. Até daqui a 19 dias!”, escreveu, anexando outro post em que se dirige a outras lideranças: “Parceiros de todo o mundo, Salve a data: 22 a 23 de junho, Paris. O mundo precisa de uma economia verde que não deixe ninguém para trás. Juntos podemos criar um novo pacto financeiro”, postou Macron.

Horas depois, Lula respondeu. “O Brasil tem se reintegrado ao mundo, dialogando e construindo parcerias, em buscas de melhores oportunidades para nosso país, e um mundo com mais cooperação e desenvolvimento sustentável. Obrigado pelo convite, amigo @EmmanuelMacron”, tuitou. Antes da visita à capital francesa, Lula também irá ao Vaticano no dia 21 de junho.

Boas relações

Em conversa telefônica no mês de janeiro, Lula convidou Macron a visitar o país, em particular, o Rio de Janeiro, onde é construído um submarino a propulsão nuclear. O empreendimento é fruto da cooperação entre Brasil e França. Ainda não houve resposta de Macron sobre uma eventual visita.

Os presidentes da França e do Brasil mantêm boas relações. Em abril de 2022, após cumprimentar o francês Macron por sua reeleição, Lula postou no Twitter: “Confio que o presidente Macron contribuirá nos desafios globais das mudanças climáticas, das pandemias, da luta contra a desigualdade e para a construção da paz na Europa”.

Quando o brasileiro se elegeu, em outubro do mesmo ano, Macron retribuiu postando na mesma rede um vídeo com trechos de seu telefonema a Lula, cumprimentando o brasileiro pelo triunfo na eleição presidencial.

Leia também: