Prefeito de Roma

Lula é referência para os progressistas do mundo, afirma prefeito de Roma

Prefeito Roberto Gualtieri afirmou que o retorno de Lula à presidência do Brasil é como “um sonho que se tornou realidade”. O líder brasileiro agradeceu a solidariedade de Gualtieri, que foi visitá-lo em Curitiba, quando esteve preso pela Lava Jato

Twitter/ Roberto Gualtieri
Twitter/ Roberto Gualtieri
Gualtieri sublinhou a importância do Brasil como referência internacional "sob a guia de Lula"

São Paulo – O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, recebeu nesta quarta-feira (21) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, .e afirmou que vê-lo novamente no comando do governo é como “um sonho que se tornou realidade”. Destacou também que o retorno do petista sinaliza um “novo período” para o Brasil, após “a saída de um período obscuro”.

“É a alegria de encontrar um amigo, mas também uma referência para mim e para os progressistas de Roma e do mundo”, declarou Gualtieri. “Quero sublinhar a importância do Brasil como referência internacional sob a guia de Lula. Queremos dar nosso apoio total e incondicional ao presidente Lula”, completou.

Para o prefeito de Roma, o Brasil está vivendo uma situação de “melhoramento” a cada dia. “Lula conseguiu combinar crescimento e desenvolvimento econômico com equidade social e redução das desigualdades com forte foco no meio ambiente. Uma mudança radical em relação a Bolsonaro”, afirmou.

Solidariedade e gratidão

Lula classificou a visita como um “agradecimento” a Gualtieri. Isso porque ele foi uma das personalidades internacionais que o visitou, em Curitiba, durante o período em que o então ex-presidente esteve preso, no âmbito da Operação Lava Jato.

“Quero expressar minha gratidão pela lealdade, solidariedade e comportamento do prefeito quando eu estava detido na Polícia Federal no meu país”, disse Lula. “Gualtieri foi me visitar, conversou com muita gente para prestar solidariedade aos meus processos.”

Além disso, o presidente brasileiro anunciou que amanhã, pela manhã, vai dar uma entrevista coletiva para tratar da visita à Itália. “A minha viagem foi uma viagem, do meu ponto de vista, de recolocar o Brasil no centro das discussões sobre a questão climática no mundo”, afirmou Lula ao lado de Gualtieri. Nesse sentido, ele citou que o Brasil tem “possivelmente” a matriz energética mais limpa do mundo. E reafirmou o compromisso do seu governo de acabar com o desmatamento na Amazônia até 2030.