Alternativa eleitoral

Partido com registro mais novo no TSE realiza ato em Diadema e apresenta pré-candidatos

Unidade Popular pelo Socialismo (UP) resgata as pautas da classe trabalhadora neste 1º de Maio, como o aumento real de salários e o fim da escala de seis dias de trabalho por um de folga. Ato iniciará com caminhada às 9h

UP / Divulgação
UP / Divulgação
Diadema foi escolhida para realizar o evento por ser uma cidade operária e com importante histórico de lutas da classe trabalhadora

São Paulo – A Unidade Popular pelo Socialismo (UP), no calendário de atividades e manifestações deste 1º de Maio, dia dos trabalhadores, realiza um ato seguido de assembleia no ABC paulista para rememorar a força e importância da data e apresentará seus pré-candidatos para as eleições de 2024 no estado de São Paulo.

Resgatando as pautas centrais da classe trabalhadora como a luta pela revogação da reforma trabalhista, aumento real de salários e fim da escala de seis dias de trabalho por um de folga, o ato iniciará com uma caminhada às 9h, dando continuidade às lutas realizadas pelo partido no último período. Na sequência, em uma assembleia popular, serão apresentadas as pré-candidaturas.

Segundo os organizadores, a cidade de Diadema foi escolhida para realizar o evento por ser uma cidade operária e com importante histórico de lutas da classe trabalhadora.

“Realizar um ato em Diadema e apresentar nossas pré-candidaturas no 1º de maio tem significado especial para o nosso partido. A UP é do povo trabalhador. Construímos nosso partido nas lutas diárias contra o fascismo, em defesa de direitos, contra as violências, opressões e toda a exploração que o povo sofre. O período eleitoral é importante para nós, pois é quando as pessoas estão mais propensas a debater a política e o país que queremos. As candidaturas da UP terão a responsabilidade de falar para os trabalhadores que é possível se organizar e disputar o poder na sociedade, criando o poder popular e o socialismo” disse Vivian Mendes, presidenta do Diretório Estadual da legenda em São Paulo.

Sobre o partido

O partido Unidade Popular pelo Socialismo é a mais recente legenda registrada no TSE. Obteve seu registro em dezembro de 2019, após uma intensa coleta de assinaturas de apoio em bairros populares e locais de grande circulação de trabalhadores.

O partido defende em seu programa a organização da classe trabalhadora para a construção do socialismo e a superação do capitalismo. Na última eleição, em 2022, o partido obteve mais de 280 mil votos ao Senado pelo estado de São Paulo, através da candidatura de sua presidenta estadual, Vivian Mendes. Também foi o partido que proporcionalmente mais cresceu o número de filiados no país depois das eleições, e tem destacada presença de mulheres em sua direção.

Em dezembro passado, o partido teve quatro de seus militantes presos na luta contra a privatização da Sabesp, naquela que ficou conhecida como “a batalha da Alesp”.

Serviço:

  • Ato e assembleia | lançamento de pré-candidaturas às eleições
  • Data: 1º de maio
  • Horário: 9h concentração | 10h assembleia
  • Local: Diadema – SP
  • Endereço: Rua Mem de Sá, 270 – Bairro Casa Grande
  • Contato: 11 98671-3990 | 11 95886-9097