Força, Mujica

Mujica anuncia luta contra um câncer no esôfago

Ícone progressista e humanista, uruguaio José Pepe Mujica enfrenta mais uma luta em sua vida; um câncer aos 88 anos de idade

José Cruz/Agência Brasil
José Cruz/Agência Brasil
Segundo o próprio Mujica, o tumor é uma questão "muito comprometedora"

São Paulo – O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, de 88 anos, revelou hoje (29) que enfrenta um tumor no esôfago. Mujica, conhecido por sua simplicidade e ideais progressistas, compartilhou a notícia durante um check-up médico realizado na última sexta-feira.

Segundo o próprio Mujica, o tumor é uma questão “muito comprometedora“. Ele explicou que sua condição é especialmente complexa devido a uma doença imunológica que enfrenta há mais de duas décadas. Então, há reflexos em seus rins, o que dificulta as opções de tratamento, como quimioterapia e cirurgia.

De Lula para Mujica

O ex-presidente uruguaio, ícone da política internacional sempre levou estilo de vida humilde. Suas políticas de inclusão social são referência. Após a notícia, Mujica recebeu mensagens de apoio de várias personalidades. Entre eles, do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Lula, companheiro de longa data de Mujica, expressou sua solidariedade em uma publicação nas redes sociais.

“Ao irmão Mujica, minha admiração e solidariedade. Você é um farol na luta por um mundo melhor. Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Muito carinho e força, meus e de Janja, para você e Lucía (esposa de Mujica)”, escreveu Lula, demonstrando apoio e carinho ao amigo em um momento delicado.

Carreira

José “Pepe” Mujica ocupou a presidência do Uruguai entre 2010 e 2015, período em que se destacou por suas políticas progressistas e sua abordagem única para os desafios sociais. Após deixar o cargo, foi eleito duas vezes para o Senado, mas optou por se aposentar definitivamente em 2020, citando a pandemia da Covid-19 como um dos motivos de sua decisão.

Nascido em 1935, ele iniciou sua trajetória política como guerrilheiro tupamaro nos anos 60, lutando contra a ditadura militar em seu país. Após anos de prisão e tortura, ele se tornou uma figura central na transição democrática do Uruguai. Por sua luta por democracia, ficou 15 anos preso.

Então, a notícia do tumor de esôfago de Mujica despertou preocupação e comoção não apenas no Uruguai, mas também entre seus seguidores ao redor do mundo, que agora aguardam por atualizações sobre sua condição de saúde e desejam uma recuperação rápida e completa para o querido ex-presidente.