RELAÇÕES EXTERIORES

Lula e Mujica conversam sobre livre comércio e fortalecimento do Mercosul

Presidente brasileiro também recebeu homenagem da prefeitura de Montevidéu e defendeu a presença da mulher na política

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Mujica e Lula no fusca do ex-presidente uruguaio: amizade e confiança nas vitórias e derrotas

São Paulo – O ex-presidente do Uruguai José Mujica se manifestou ontem (25) sobre as discussões em torno de um Tratado de Livre Comércio com a China, em meio a questionamentos de vizinhos em relação à postura do país no Mercosul. Após um encontro com o presidente Lula em Montevidéu, Mujica reconheceu que o Uruguai “precisa negociar”, mas pediu cautela, uma vez que se deve “cuidar do que há no bairro”.

Questionado sobre a viabilidade de fazer as duas coisas simultaneamente, o ex-presidente indicou ser possível, mas afirmou que o Uruguai tem “o desafio de Tarzan”: “Quando ele pegava um cipó e queria pegar outro, não podia deixar o primeiro até estar agarrado”.

Mujica lembrou ainda que mantém “há muitos anos” uma amizade com Lula e destacou que o brasileiro é seu “amigo nas vitórias, mas também nas derrotas”. “Sempre tive uma confiança tremenda, sei o compromisso que ele tem”, concluiu. As declarações foram registradas pelo jornal local El Observador.

Homenagem

Lula defendeu ontem uma maior presença de mulheres na política. No último dia de viagem à Argentina e ao Uruguai, o presidente brasileiro recebeu homenagem da prefeitura de Montevidéu e disse que trabalhará para unificar novamente o pensamento da América Latina.

Lula recebeu da prefeita da capital uruguaia, Carolina Cosse, a medalha Más Verde, em reconhecimento aos esforços feitos pelas suas gestões em defesa do meio ambiente. Um dos principais quadros da Frente Ampla, partido de centro-esquerda que faz oposição ao governo de centro-direita do presidente Lacalle Pou, administra a cidade com paridade na equipe entre homens e mulheres. O presidente brasileiro elogiou a divisão de gêneros na política uruguaia.

Leia também: Lula defende acordo entre Mercosul e União Europeia, para depois negociar com a China

“Visitar Montevidéu num momento em que uma mulher, engenheira, dirige esta cidade, é algo confortável porque, no meu partido, a gente tem paridade [de gênero] na direção do partido. Fiquei sabendo que aqui em Montevidéu também há paridade. Esse é um avanço extraordinário. É um sinal de que as mulheres não necessitam mais pedir licença para estar onde querem estar”, declarou Lula em discurso na praça em frente da prefeitura.


Com CartaCapital e Agência Brasil