Na Amazônia

ONU confirma Belém como sede da COP-30 em 2025

“Notícia extraordinária para o povo do estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil”, comemorou Lula, em vídeo nas redes sociais

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
COP-30 em Belém vai "a cara do Brasil para o mundo"

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (26) que Belém vai sediar a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, a COP-30, em 2025. Ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho, Lula celebrou o que chamou de “notícia extraordinária”.

“É um evento que vai mostrar mais uma vez a cara do Brasil para o mundo. E como o povo do Pará é um povo alegre, festeiro e muito competente. Tenho certeza que o povo do Pará vai encantar o mundo”, afirmou Lula, em vídeo nas redes sociais.

O governo brasileiro oficializou a candidatura de Belém em janeiro. Ainda em novembro do ano passado, quando participou da COP27, em Sharm El Sheikh, no Egito, ainda como presidente eleito, Lula já havia anunciado a pretensão de realizar a conferência do clima numa das capitais da Amazônia.

Lula citou que quando participou de edições anteriores da conferência, o mundo todo falava da Amazônia. “Eu dizia, por que então não fazer a COP no estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Para vocês verem o que são os rios da Amazônia, para vocês verem as florestas da Amazônia, para ver a fauna da Amazônia.”

“Será a primeira vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança de clima no Brasil e na cidade de Belém”, frisou o chanceler Mauro Vieira. Helder Barbalho também classificou como “privilégio” poder sediar o mais importante evento sobre o clima. “A Amazônia está preparada para receber o planeta”, frisou.


Leia também


Últimas notícias