Intolerável

Lula encerra seminário Brasil-África com apoio a Vinícius Júnior

Lula expressou seu repúdio aos ataques racistas sofridos pelo jogador Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira

Reprodução/TVBrasil
Reprodução/TVBrasil
Nossas regiões têm forte interesse na reforma da governança global, as instituições globais refletem um mundo de oito décadas atrás

São Paulo – No encerramento do seminário Brasil-África, realizado no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta quinta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou a intolerância em relação ao racismo contra brasileiros e africanos no país. Lula expressou seu repúdio aos ataques racistas sofridos pelo jogador Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, durante sua passagem pela Espanha. Ele ressaltou que tais atos não serão tolerados.

“Não toleraremos racismo, nem contra brasileiros e nem contra africanos no Brasil. Por isso, repudiamos com veemência os ataques racistas que o jogador Vinícius Júnior e tantos outros atletas vêm sofrendo reiteradamente”, afirmou Lula.

O Real Madrid tomou medidas legais ao apresentar uma queixa por crime de ódio junto aos promotores espanhóis. A ação tem relação aos insultos racistas direcionados a Vinícius Júnior durante a partida contra o Valencia, no estádio Mestalla, no último domingo (21). “O Real Madrid CF manifesta a sua mais veemente rejeição e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Jr.”, declarou o clube.

Os ataques foram classificados como “crime de ódio”, levando o clube a apresentar uma queixa à Procuradoria-Geral do Estado, conforme destacado no comunicado.

A FIFA também pretende enviar uma notificação à La Liga, questionando a falta de aplicação integral do protocolo contra o racismo elaborado pela federação.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

“A União Africana é fonte de inspiração para a América do Sul na construção de uma comunidade que respeita a diversidade e seus membros. Vejo com satisfação a retomada da zona de paz e cooperação do Atlântico Sul com a recente cúpula em Cabo Verde. A exitosa experiência das duas cúpulas, América do Sul e África, também merece ser reeditadas. A nova geração de lideranças sul-americanas é sensível a esse intercâmbio. Nossas regiões têm forte interesse na reforma da governança global, as instituições globais refletem um mundo de oito décadas atrás”

Dia da África

Durante a celebração do Dia da África, Lula reforçou seu entusiasmo em relação às relações do Brasil com os países do continente africano, sendo ele mesmo um visitante frequente. Ele mencionou suas 12 visitas a 23 países africanos durante seu mandato como presidente.

No entanto, ele ressaltou que o mundo e a África não são mais os mesmos de quando ele deixou o cargo em 2010, o que exige uma mudança na política em relação ao continente.

“Simplesmente repetir receitas do passado seria insuficiente. A África é uma das regiões de maior crescimento no mundo. Sua importância no comércio global é expressiva. A Área de Livre Comércio Continental Africana, em vigor desde 2021, é a maior do mundo, abrangendo 1,3 bilhão de pessoas e um PIB combinado de 3,4 trilhões de dólares”, destacou Lula.

Leia também: Em solidariedade a Vinícius Júnior, movimento negro protesta contra racismo no Consulado da Espanha

Ele também mencionou a diminuição do comércio bilateral entre o Brasil e a África. Elas foram um terço menor em 2022 em comparação ao valor de 2013, quando o fluxo comercial atingiu quase 30 bilhões de dólares.