Fatos da semana

Única jornalista brasileira na Palestina, Heloisa Villela detalha ofensiva de Israel na TVT

Conflito é um dos destaques do programa “Revista Brasil TVT”, que vai ao ar neste sábado, a partir das 18h. Traz entrevistas também com Paulo Maldos (povos indígenas) e Paulo Bernardo (meta fiscal), além de homenagem a Danilo Santos de Miranda

Agência Wafa
Agência Wafa
Em quase um mês desde o início da ofensiva, o exército israelense já matou mais de 9 mil pessoas, na maioria crianças e mulheres

São Paulo – Os contínuos ataques israelenses em Gaza, na Palestina, voltam a ser destaque no programa Revista Brasil TVT deste sábado (4), a partir das 18h, com reprise amanhã. Única jornalista brasileira que esteve na Cisjordânia para reportar o conflito, a repórter especial do ICL Notícias Heloisa Villela detalha sua visão de campo e a situação do povo palestino diante da escalada de violência de Israel. Em quase um mês desde o início da ofensiva, o exército israelense já matou mais de 9 mil pessoas, em sua maioria, crianças e mulheres.

Diante desse contexto, a jornalista compartilha na TVT sua análise sobre o plano do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, de anexar não só Gaza, como a Cisjordânia, além de expulsar os palestinos de seu próprio território. Nesta semana, o governo Lula resgatou 33 brasileiros de 12 famílias que estavam na Cisjordânia. Eles haviam solicitado repatriação devido ao avanço dos bombardeiros para outras localidades palestinas. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, atua em paralelo para retirar da zona de guerra na Faixa de Gaza outro grupo de 34 brasileiros que se inscreveram para serem repatriados pelo Itamaraty.

O Brasil não foi incluído na quarta leva de estrangeiros e pessoas com dupla nacionalidade autorizados a sair pela cidade de Rafah, na fronteira com Egito, neste sábado. O chanceler afirmou que seu par israelense, Eli Cohen, confirmou que o grupo poderá deixar a região até quarta (8).

Povos indígenas, equilíbrio fiscal e muito mais

Além da guerra no Oriente Médio, a edição de hoje do Revista Brasil TVT aborda os direitos dos povos indígenas, em entrevista com o psicólogo e integrante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Paulo Maldos, que trabalhou com povos e organizações indígenas de todo o país. Maldos também foi secretário de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, entre 2010 e 2014, assim como secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos de 2015 a 2016.

O tema ganha nova urgência com a proximidade da análise do Congresso Nacional sobre os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei do marco temporal das terras indígenas. A decisão deve ser divulgada até quarta (9). O governo federal foi responsável por derrubar a tese. Defendida pelos ruralistas, a proposta estabelece que somente as terras ocupadas pelos povos originários na data de promulgação da Constituição, 5 de outubro de 1988, poderiam ser demarcadas.

Já o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo comenta o debate provocado nesta semana pela mídia comercial sobre a meta fiscal do governo Lula. Bastou o presidente sinalizar que “dificilmente” cumprirá a meta de zerar o déficit primário no ano que vem para a imprensa tradicional renovar os ataques à gestão petista. “Gastança”, “rombo” e “irresponsabilidade” pulularam nas manchetes dos principais jornais e na boca dos “especialistas”.

Homenagem a Danilo Miranda

O programa entrevistará também o jornalista do Brasil de Fato Lucas Estanislau – que, direto da Venezuela, traz informações em primeira mão. In loco, o deputado federal Airton Faleiro (PT-PA) também atualiza a situação de seca que vem alterando o cenário de Alter do Chão, conhecido como Caribe amazônico. O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo também entra em debate no Revista Brasil TVT, com as análises do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT).

A edição deste sábado presta ainda homenagem, na voz do ator Paulo Betti, ao legado de Danilo Santos de Miranda. O sociólogo, filósofo e ex-seminarista morreu no último domingo (29), aos 80 anos, em São Paulo. Miranda dedicou 55 anos de sua vida ao Serviço Social do Comércio (Sesc) de São Paulo e foi o responsável por transformar a entidade na maior potência cultural do país.

O programa Revista Brasil TVT vai ao ar aos sábados, das 18h às 20h, com novos convidados todas as semanas. A íntegra dos programas anteriores está disponível no canal de YouTube da Rede TVT.