Fatos da semana

Conflito em Gaza, reforma tributária, privatizações e muito mais na Revista Brasil TVT

Revista Brasil TVT de hoje (14) traz especialistas de diferentes áreas com grande experiência para tratar dos assuntos mais relevantes

APAimages/Wikimedia Commons
APAimages/Wikimedia Commons
"Lutamos contra um povo de animais e agimos de acordo", disse o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant

São Paulo – O conflito em Gaza será destaque do Revista Brasil TVT de hoje (14), às 18h, com reprise no domingo. Após ataque do grupo armado Hamas contra israelenses no último sábado, o Exército israelense avança em uma escalada sem precedentes de violência na região. Ataques contra civis, incluindo jornalistas, médicos, diplomatas e milhares de crianças fazem parte da rotina de massacre de Israel contra os palestinos. É nesse contexto que TVT recebe o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro para discutir a questão.

Com atuação na defesa dos direitos humanos, diplomacia e política internacional, Pinheiro trabalhou na ONU, onde mediou grandes conflitos. Entre eles, em Myanmar, que vive em meio a guerra civil há anos, com golpes militares e extermínios étnicos. Em 2018, a escalada dos conflitos levou ao extermínio de mais de 28 mil pessoas da etnia Rohingya. O cientista político também atuou como coordenador da Comissão Internacional de Inquérito para a Síria, o que trouxe muita experiência em questões do mundo árabe e do Oriente Médio.

Por isso a análise de Pinheiro será imperdível nesse contexto de guerra em Gaza, em que o mundo está atento às atrocidades da guerra, principalmente contra o povo palestino. Essa possibilidade levou o grupo armado libanês Hezbollah a se preparar para entrar em combate contra israelenses.

Mais temas além do conflito em Gaza

Além da guerra em Gaza, o Revista Brasil TVT vai abordar assuntos que impactam o dia a dia dos brasileiros. O ex-ministro e ex-deputado federal Ricardo Berzoini, bancário de carreira e membro histórico do Partido dos Trabalhadores, falará sobre a Reforma Tributária. Em foco, uma reforma que o país precisa para reduzir as desigualdades, sobretudo a partir de uma progressividade eficaz de imposto, com menor carga para pobres e mais cobrança aos super ricos.

Camila Lisboa, presidenta do Sindicato dos Metroviários de SP`, fala sobre a luta contra a sanha privatista do herdeiro dos escombros do bolsonarismo em São Paulo, governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os metroviários lideram mobilizações de trabalhadores contra as privatizações e contra o sucateamento dos serviços públicos. Camila tem se destacado na conscientização da classe trabalhadora em torno de pautas essenciais.

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, também marca presença. Em pauta, a Petrobras, que chega aos 70 anos controlada pelo governo federal apesar dos ataques privatistas, contrários aos interesses nacionais. Participa ainda o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que tem atuado na luta por dignidade entre os trabalhadores, sobretudo os pejotizados e uberizados. Por fim as ativistas Maria Fernanda Marcelino e Nalu Faria falam sobre a Marcha Mundial de Mulheres.

Confira ao vivo: