operação de guerra

Prefeito de Sorocaba, FAB, Exército. Bolsonaristas tentam apagar Lula do maior resgate da história

Cresce a repecurssão das mentiras bolsonaristas que tentam tirar de Lula o crédito da maior ação de repatriação de brasileiros da história em Israel e Gaza

Reprodução/X
Reprodução/X
Nas redes, a repecurssão do caso é intensa e figurou durante toda a manhã de hoje (13) como um dos temas mais comentados do X

São Paulo – A tentativa bolsonarista de apagar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da liderança das ações de resgate de brasileiros em Gaza, com crédito ao “prefeito de Sorocaba”, é um dos assuntos mais discutidos nas redes sociais nesta sexta-feira (13). A operação comandada pelo petista já trouxe de volta ao Brasil cerca de 500 pessoas que estavam na região em conflito, a maioria deles evangélicos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que estavam em Israel. E segue com o deslocamento de mais três voos para atender a todos os brasileiros, inclusive com o envio do próprio avião presidencial.

Nesses esforços para repatriar os brasileiros que quiserem voltar de Israel e de Gaza, região alvo de ataques violentos de Israel, Lula falou diretamente com autoridades egípcias e israelenses para articular o resgate com segurança, por meio de um corredor humanitário em Rafah, fronteira do Egito com a Faixa de Gaza.

Contudo, os bolsonaristas evitam a qualquer custo creditar ao governo as ações de resgate. Chegaram, inclusive, a creditar o envio de aviões ao prefeito de Sorocaba, com grande destaque na mídia. O bolsonarista-raiz Rodrigo Manga (Republicanos), heroi dos resgatados por Lula, é investigado por corrupção e alvo de três CPIs por supostas irregularidades em contratos. Em maio, inclusive, o Ministério Público pediu o bloqueio dos bens do prefeito. A cidade do interior paulista possui grande parte de seus habitantes formada por apoiadores do ex-presidente de extrema direita.

Alheios à realidade, os bolsonaristas seguem espalhando fake news, nas quais transformam Manga em comandante das operações de resgate em Israel. E a gestão municipal pega carona. Chega inclusive a divulgar em jornais locais o “grande esforço” neste sentido. Na prática, o que o governo local fez foi enviar algumas mensagens de WhatsApp para o governo Lula para pedir atenção ao grupo de evangélicos da cidade que estava em Israel.

Lula, o “prefeito de Sorocaba”

A disseminação dessas fake news, aliás, têm contribuição da mídia comercial. A investida bolsonarista de escantear o protagonismo do governo Lula na maior operação de resgate de brasileiros da história encontra eco nos noticiários tendenciosos, que dão espaço aos repatriados agradecendo ao prefeito de Sorocaba, à Força Aérea (FAB) e até ao Exército.

Porém, não faltam aliados na lutam contra a desinformação bolsonarista. O apresentador e ex-jogador Neto, ou Craque Neto, em seu programa na Band, Donos da Bola, mandou um recado para os bolsonaristas. “Não foi o prefeito de Sorocaba que pegou o avião da FAB, foi o Lula pô. Foi o presidente da República. A moça falou ‘obrigado ao prefeito de Sorocaba. Mas não foi não. Foi o Lula, a FAB, que foi pegar os brasileiros”, disparou.

Resgate e repecursão

Nessa guerra contra a desinformação, não faltam também memes sobre o caso. Muitos lembram que, durante o governo Bolsonaro, o avião presidencial foi flagrado com cocaína em trânsito para a Espanha. Outros lembram que no auge da covid-19, brasileiros imploraram para o governo Bolsonaro para serem repatriados, reforçando a diferença de cenários entre o governo bolsonarista e agora, sob Lula. “Um presidente que realmente se preocupa com o seu povo. Lula coloca à disposição o avião presidencial para fazer o resgate dos brasileiros que estão no Oriente Médio. Obs: não é do prefeito de Sorocaba“, ironizou o deputado federal Rogério Correia (PT-MG)

Confira mais repecursões:

Redação: Gabriel Valery


Leia também


Últimas notícias