operação voltando em paz

Avião presidencial enviado por Lula para resgatar brasileiros em Gaza já está na Itália

Lula articula com governos de Israel e Egito o resgate de brasileiros na Faixa de Gaza. Governo federal já repatriou cerca de 500 brasileiros

Divulgação/FAB
Divulgação/FAB
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou a maior operação de resgate de brasileiros da história em razão do conflito na região

São Paulo – Pousou na manhã de hoje (13) em Roma, capital italiana, o avião presidencial que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou a disposição para resgatar brasileiros em Gaza, sob ataque de Israel. Segundo o governo, a aeronave com 40 lugares aguarda autorização para se deslocar para o Egito, que faz fronteira com Gaza. As autoridades egípcias preparam a logística para que cerca de 20 brasileiros possam cruzar, por via terrestre, a passagem de Rafah. A ideia é resgatar os brasileiros a partir de um corredor humanitário que liga o país africano a Gaza, passando pelo Canal de Suez. E na sequência, embarcarem no avião presidencial para voo de volta ao Brasil.

Enquanto o governo brasileiro articula medidas para o resgate dos brasileiros em Gaza, estão em curso outras escalas da operação Voltando em Paz, com auxílio da Força Aérea Brasileira (FAB) para trazer os brasileiros que estão em Israel. Ainda na manhã desta sexta-feira, uma aeronave KC-30, com 210 lugares, decolou de Roma para Tel Aviv para o embarque de mais brasileiros que serão repatriados. E já pousou na cidade israelense. 

É o terceiro avião enviado para resgatar brasileiros de Israel. Ao todo, 494 brasileiros já foram repatriados desde o início da Operação Voltando em Paz. O presidente Lula ordenou a maior operação de resgate de brasileiros da história em razão do conflito na região. Após um ataque do grupo palestino Hamas, Israel lançou uma iniciativa sanguinária na região desde a última semana.

Nesta quinta-feira Lula conversou com o presidente de Israel, Isaac Herzog. O presidente brasileiro agradeceu a ajuda do país nas diversas operações de repatriação de brasileiros e reforçou o apelo pela criação de um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair de Gaza pelo Egito tenham segurança.

“Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz”, escreveu o presidente em seu perfil na rede social X.

A preocupação de Lula com a gravidade da situação no Oriente Médio, e as ações imediatas de seu governo, no entanto, têm sido distorcidas por parcelas da mídia e pela rede de mentiras. Fake news disparadas por bolsonaristas tentam apagar o papel do governo Lula neste resgate. Alguns agradecem nominalmente à Força Aérea (FAB), outros ao Exército. Ainda há quem agradeça ao “prefeito de Sorocaba”.

Operação em Gaza

No voo de hoje, chegaram 69 pessoas. Ao todo já são 494. Também está em andamento uma operação mais delicada, de repatriação de mais de 20 brasileiros que estão na Faixa de Gaza.

A operação em Gaza é complexa, uma vez que Israel bombardeia a região com arsenal altamente destrutivo, com potencial de matar milhares de civis, entre eles crianças, idosos e grávidas. Gaza conta com uma população formada por quase 50% de crianças e adolescentes. Existe o receio de que Israel, inclusive, ataque os corredores humanitários para resgate de civis.

Negociações

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já entrou em contato ontem com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para garantir uma passagem humanitária para os brasileiros fazerem a travessia entre Gaza e o Egito, a partir de onde seria mais viável permitir aos brasileiros um retorno seguro.

Além disso, Lula, pessoalmente, falou ontem com o presidente de Israel Isaac Herzog. “Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz”, relatou Lula após o contato telefônico.

Redação: Gabriel Valery


Leia também


Últimas notícias