maior operação da história

Quarto voo para resgatar brasileiros em Israel decola de Brasília

Outros 214 brasileiros devem chegar ao país nesta madrugada, no segundo dos cinco voos previstos pela Operação Voltando em Paz

SGT Viegas/FAB
SGT Viegas/FAB
Brasil é o primeiro país a resgatar seus cidadãos da zona de conflito, diz ministro

São Paulo – Mais um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na tarde desta quarta-feira (11) com destino a Israel, para resgatar brasileiros que fogem do conflito. A aeronave KC-30 partiu da Base Aérea de Brasília, fará escala em Roma e depois segue para Tel Aviv. Este é quarto voo da Operação Voltando em Paz, do governo federal.

Outros 214 brasileiros já estão viajando de volta ao país no segundo voo de resgate. A previsão é desembarquem na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, durante a madrugada desta quinta-feira (12).

Os primeiros 211 brasileiros que estavam em Israel chegaram ao Brasil na madrugada de ontem. Eles desembarcaram na capital federal, após voo direto de cerca de 14 horas. Outros 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB.

O produtor de vídeo, Gleik Max, estava no voo que chegou pela manhã ao Rio de Janeiro. Assim, ao desembarcar, ele disse ter sentido um grande alívio ao pisar no Brasil. Conforme relatou, ele precisou se proteger em um bunker, estrutura fortificada construída embaixo da terra para se proteger dos mísseis.

“Foram dias de preocupação, embora a gente estivesse em uma área que não sofreu com bombardeios. Mas toda vez que a sirene tocava, a gente ia para o bunker. É gratificando voltar ao Brasil. Estou de volta à minha terra e muito feliz”, afirmou.

Um terceiro avião, desta vez um KC-390, com capacidade para 60 pessoas, decolou ontem e deve retornar ao Brasil na sexta (13).

Maior operação da história

Durante a chegada do primeiro voo, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que o Brasil é o primeiro país a realizar a repatriação dos seus cidadãos da zona de conflito. “O presidente Lula tem orientado para que não fique nenhum brasileiro, que todos que queiram voltar, que nós possamos apresentar condições”.

Ao todo, a Operação Voltando em Paz prevê cinco voos para resgatar 900 brasileiros que estavam em Israel, quando eclodiu o conflito com o grupo palestino Hamas no último domingo. O quinto voo deve partir do Rio de Janeiro amanhã à tarde.

Ainda na segunda- feira, o comandante da FAB, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, disse que esta é a maior operação de repatriação de brasileiros da história.

Hoje, pelas redes sociais, o presidente Lula saudou os esforços da Defesa, do Itamaraty e da FAB em promover em segurança o retorno dos brasileiros. Ele afirmou que o governo vai continuar trabalhando para trazer de volta todos que desejam retornar ao país.

Com informações da Agência Brasil


Leia também


Últimas notícias