Anatel anuncia retomada das vendas de novas linhas de celular

São Paulo – O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, confirmou há pouco que a venda de serviços de telefonia móvel das operadoras TIM, Oi e Claro […]

São Paulo – O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, confirmou há pouco que a venda de serviços de telefonia móvel das operadoras TIM, Oi e Claro poderá ser retomada a partir de amanhã (3). Em entrevista coletiva, Rezende afirmou que as empresas cumpriram com o acordo de apresentar planos de investimentos para expansão e melhoria dos serviços – por isso, a agência decidiu pela suspensão.

Ele afirmou que os planos entregues pelas operadoras foram aceitos pela agência, mas que a fiscalização e o acompanhamento dos novos investimentos não serão suspensos. A Anatel fará revisões trimestrais dos planos de melhorias e, se estes não forem cumpridos, as restrições às vendas podem ser retomadas. “As empresas devem investir R$ 20 bilhões nos próximos dois anos, são investimento em qualidade”, afirmou João Rezende.

A TIM foi proibida de vender em 18 estados e no Distrito Federal, a Oi, em cinco, e a Claro, em três. A suspensão entrou em vigor em 23 de julho.

“A cada três meses vamos verificar como estão os serviços oferecidos, temos um sistema para cada um das empresas. Inlcuindo as demais que não receberam suspensão. Todas passarão por análise. E se os indicadores que foram propostos não forem encontrados nos serviços das empresas, serão tomadas providência para um novo realinhamento”, afirmou o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos.

A medida de suspensão da venda de nova linhas foi um ato inédito no Brasil. Segundo a Anatel, a proibição, apesar de extrema, foi necessária porque as empresas de telefonia têm de dar uma atenção especial à qualidade da rede. A agência sustenta ainda que o aumento do número de clientes deve ser acompanhada do aumento da qualidade dos serviços.