Queda

Instagram e Facebook ficam fora do ar: Meta enfrenta instabilidades

Em redes “vizinhas”, como o X, usuários aproveitaram para divulgar conspirações e memes sobre a queda do Instagram e Facebook

Pixabay/CreativeCommons
Pixabay/CreativeCommons
Durante aproximadamente duas horas, milhões de usuários relataram dificuldades em utilizar os aplicativos das redes sociais

São Paulo – No fim da manhã desta terça-feira (5), os usuários das redes sociais Instagram e Facebook enfrentaram problemas de instabilidade. Assim, por volta das 12h, muitos usuários ficaram sem possibilidade de acessar as plataformas da Meta, empresa de Mark Zuckerberg. Durante aproximadamente duas horas, milhões de usuários relataram dificuldades em utilizar os aplicativos das redes sociais. O fato provocou preocupações e especulações sobre a causa do incidente.

No X, antigo Twitter, que permaneceu no ar, houve uma “chuva” de memes. Instagram e Facebook figuraram entre os termos mais comentados da rede. Além de memes, teorias diversas sobre a queda das plataformas. Entre elas, de explosões solares a até a teoria de que “o Mark tropeçou nos fios”. Algumas páginas também cogitaram a ação de hackers e a perda de dados em nuvens, o que assustou internautas, particularmente sobre os riscos com o WhattsApp. Contudo, o aplicativo de mensagens (também sob gestão da Meta) não apresentou falhas.

Até o momento, não há informações sobre os motivos. A instabilidade afetou uma porcentagem significativa de usuários. Segundo informações do site DownDetector, que monitora o funcionamento de sites e aplicativos, 28% dos usuários do Instagram enfrentaram problemas de conexão com o servidor, enquanto 61% relataram dificuldades com o aplicativo móvel. No Facebook, a situação não foi diferente, com 51% dos usuários enfrentando problemas de conexão e 46% enfrentando dificuldades no processo de login.

Sem conexão

Os sintomas da instabilidade eram evidentes para os usuários. No Instagram, mensagens como “não foi possível atualizar o feed” e “sem conexão com a internet” surgiam ao tentar rolar o feed. Já no Facebook, apenas uma mensagem aos usuários de que ocorreu um erro e suas sessões na rede social apareciam como expiradas, exigindo novo login.

Além das redes sociais principais, o Threads, aplicativo de mensagens também desenvolvido por Zuckerberg para competir com o X, foi afetado pela instabilidade. Segundo dados do DownDetector, 62% das pessoas que utilizam o Threads relataram problemas com o aplicativo.

Às 14h, aproximadamente duas horas após o início das instabilidades, o funcionamento dos aplicativos começou a se normalizar, permitindo que os usuários voltassem a acessar as redes sociais da Meta sem mais problemas. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre a causa da instabilidade. No entanto, eventos desse tipo, que afetam uma grande quantidade de usuários em todo o mundo, levantam preocupações sobre a infraestrutura e a estabilidade das plataformas digitais, que se tornaram parte integrante da vida cotidiana de bilhões de pessoas.