Instabilidade

WhatsApp e Instagram fora do ar? Usuários reclamam

Pico das reclamações aconteceu às 15h20, com usuários relatando falhas no envio de mensagens e de carregamento nas redes sociais de Mark Zuckerberg

Reprodução/X
Reprodução/X
Como no mês passado, internautas brasileiros reagiram com humor aos problemas no WhatsApp e no Instagram durante o dia

São Paulo – Durante a tarde desta quarta-feira (3), usuários do WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentaram problemas de instabilidade. Por volta das 15h, muitos relataram dificuldades para enviar mensagens no WhatsApp. Para outros, o serviço simplesmente ficou fora do ar, incluindo a versão Web. Também registraram lentidão e falhas de carregamento nas redes sociais Instagram e Facebook.

A Meta, big tech de Mark Zuckerberg que controla os três serviços, reconheceu, em parte, o problema. “Estamos trabalhando para que tudo volte a 100% para todos o mais rápido possível”, escreveu no X (ex-Twitter), o perfil oficial do WhatsApp.

De acordo com o site DownDetector, que monitora o funcionamento de sites e aplicativos, foram mais 100 mil reclamações de usuários do Brasil sobre problemas no WhatsApp. Já no Instagram, houve cerca de 4 mil registros de falhas de carregamento. O problema também afetou o Facebook, mas em menor escala – com 800 reclamações.

Outros países

A ferramenta identificou alta nas notificações de falhas a partir das 14h51. O pico ocorreu às 15h20. A partir daí, as reclamações começaram a declinar. A falha também afetou países como Estados Unidos, França, Chile e Canadá. Nos EUA, por exemplo, foram cerca de 20 mil registros de erros no WhatsApp – Instagram e Facebook computaram, respectivamente, 5 mil e mil falhas.

A instabilidade aconteceu menos de um mês após as redes sociais da Meta – Instagram e Facebook – ficarem fora do ar, em 5 de março. Na ocasião, no entanto, o WhatsApp passou ao largo dos problemas.

Assim como naquela data, os usuários correram para o X (antigo Twitter), principal concorrente. Foram questionamentos, desabafos, reclamações e – claro – uma chuva de memes. O WhatsApp, por exemplo, computou mais de 470 mil menções, figurando na primeira colocação entre os termos mais comentados no Brasil.

Confira as principais reações