Suprema Corte

Senado marca sabatina e votação de Zanin ao Supremo para o próximo dia 21

O jurista Cristiano Zanin, indicado de Lula para ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski no STF, será submetido à sabatina dos senadores

Rovena Rosa / Abr
Rovena Rosa / Abr
"Tão logo finalizadas a sabatina e a votação na CCJ, darei encaminhamento ao Plenário do Senado na mesma data", disse o presidente do Senado

São Paulo – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, presidida por Davi Alcolumbre (União-AP), divulgou nesta segunda-feira (12) a data da sabatina do advogado Cristiano Zanin. Ele é o indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF). O evento está agendado para a quarta da semana que vem (21). O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) será o relator.

O indicado para o STF participou de reunião hoje com Alcolumbre e com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado. Segundo Pacheco, o plenário da Casa votará a indicação na mesma data da sabatina. Cristiano Zanin, de 47 anos, defendeu Lula durante os processos da Operação Lava Jato. Além disso, possui extensa carreira jurídica, com destaque para áreas como Direito Internacional e Constitucional.

“Tão logo finalizadas a sabatina e a votação na CCJ, darei encaminhamento ao Plenário do Senado na mesma data”, informou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Após a aprovação pelo plenário, Zanin estará habilitado para assumir o cargo. Caso seu nome seja confirmado, ele preencherá a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, aposentado desde abril.

Requisitos para a aprovação ao STF

  • Na CCJ: maioria simples. A votação começa com a presença de 14 senadores. A comissão possui 27 membros;
  • No plenário: maioria simples. A votação só começará quando 41, dos 81 senadores, estiverem presentes.