Senado vai confirmar

Apenas formalidades separam Zanin de sua cadeira no Supremo Tribunal Federal

Parecer favorável ao advogado foi lido hoje na CCJ pelo relator. Sabatina no Senado será dia 21 e plenário deve confirmar indicado pelo presidentre Lula por ampla margem

Jonas Pereira/Agência Senado
Jonas Pereira/Agência Senado
Zanin foi recebido nesta quinta pela bancada do MDB e já é chamado de “ministro” nos corredores

São Paulo – O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) apresentou, nesta quinta-feira (15), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, o relatório referente à indicação do advogado Cristiano Zanin Martins ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao final da rápida sessão, o presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (União-AP), oficializou a data da próxima quarta-feira (21) para a sabatina de Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O relatório diz que os parlamentares da comissão “dispõem de suficientes e sobejos elementos para firmarem juízo de convencimento sobre a indicação do doutor Cristiano Zanin Martins para exercer o augusto cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal”, conforme leitura de Vital do Rêgo, vice-presidente do Senado.

Para ocupar o cargo de ministro do STF, a Constituição exige que o indicado tenha entre 35 e 74 anos, notável saber jurídico e reputação ilibada. Depois de sabatinado na CCJ, o futuro ministro precisa ser aprovado pelo plenário do Senado por no mínimo 41 votos dos 81 senadores, a maioria absoluta. A expectativa é de que ele receba pelo menos 60 votos. 

Por via das dúvidas…

Como a aprovação é dada como certa e Zanin já é chamado de ministro nos corredores, mesmo senadores aliados de Bolsonaro têm manifestado apoio, embora o voto seja secreto. Ninguém quer ser alvo de um futuro ministro do STF, e muitos bolsonaristas são ou sabem que serão investigados por apoiar atos antidemocráticos ou darem declarações contra a democracia.

Foi o que, por via das dúvidas, fez a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). “Achei o doutor Zanin muito inteligente, agradável, e gostei muito dele como pessoa”, disse ela ontem (14).

A ironia de Alcolumbre

Questionado pelo bolsonarista Eduardo Girão (Novo-CE) sobre o motivo de o processo para a efetivação de Zanin ser tão rápido, o presidente da CCJ foi irônico e respondeu com uma brincadeira. “Agora eu tô preocupado, porque estou atendendo pedido para ser rápido. Quando demorou, deu problema. Agora que é pra ser rápido… Vamos fazer o seguinte. Na próxima a gente faz uma média de três meses”, disse o poderoso Alcolumbre, padrinho de pelo menos três ministros do governo Lula na Esplanada.

Alcolumbre também era presidente da CCJ na época em que Jair Bolsonaro indicou o evangélico André Mendonça ao STF, em 13 de julho de 2021. O senador sentou em cima da indicação o quanto pôde, e Mendonça só foi aprovado pelos senadores em 1° de dezembro, após quase 5 meses na geladeira.

Advogado de Lula e perseguido

Zanin tem sofrido ataques de todo tipo após ser o advogado que venceu a Lava Jato e tirou Lula da cadeia. Ele e sua esposa, Valeska Martins, que é sua sócia, tiveram que mudar os três filhos da escola onde estudavam, pois as crianças eram hostilizadas.

Em janeiro deste ano, o futuro ministro do STF foi atacado no aeroporto de Brasília por um homem que o ameaçou e xingou, entre outras coisas, de “bandido” e “corrupto”. Identificado depois como Carlos Basseto Júnior, o homem foi indiciado pela Polícia Civil do DF por ameaça, injúria e incitação ao crime.

Leia também: