A fila anda

‘Me encontrei com Cristiano Zanin. Ele será o indicado para a vaga no STF’, diz Pacheco

Nome do advogado deve ser confirmado pelo presidente Lula na tarde desta quinta e mensagem chegar ao Senado ainda hoje, afirma presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco

Edilson Rodrigues/Senado Federal
Edilson Rodrigues/Senado Federal
“Nada vai travar no Senado. Nós vamos andar bem com todas as pautas", promete Pacheco

São Paulo – Em coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira (1°), o presidente do Senado confirmou que o advogado Cristiano Zanin será o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (`PT) para o Supremo Tribunal Federal. “Me encontrei ontem com o Cristiano Zanin, ele será o indicado pelo Presidente da República para a vaga no Supremo Tribunal Federal”, disse o senador.

O nome de Zanin deve ser confirmado por Lula na tarde desta quinta-feira. “Essa mensagem deve chegar hoje no Senado e nós vamos encaminhar a Comissão de Constituição e Justiça. Já conversei com o presidente (da comissão) Davi Alcolumbre, que dará o andamento”, acrescentou. Questionado sobre sua opinião a respeito do indicado, Pacheco respondeu: Avalio positivamente, é alguém que reúne condições para ser ministro”.

Já é de conhecimento público que Zanin esteve, na noite de quarta-feira (31), em um jantar com Pacheco e com os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes (decano da Corte) e Alexandre de Moraes, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (União-AP), também participou do encontro.

Alcolumbre, como poderoso presidente das CCJ, tem a atribuição de marcar a sabatina do indicado ao STF no Senado. No último caso, ele deixou André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro, por quase cinco meses na geladeira antes de marcar a sabatina.

Contraste com Lira

Em notório contraste com o presidente da Câmara, Arthur Lira, o presidente do Senado disse que a tramitação da MP dos Ministérios, aprovada ontem na Câmara sob grande tensão, não sofrerá sobressaltos. O texto precisa ser votado até às 23h59 desta quinta no Senado para não perder a validade. Segundo Pacheco, a aprovação “vai ser tranquila”. “Todo mundo compreende a importância dela. Ninguém vai deixar de aprovar uma matéria que é de interesse do Brasil”, disse.

Ele fez referência à possibilidade que foi aventada na Câmara, onde se chegou a cogitar deixar a MP 1154 caducar. “O que não dá para fazer é deixar de votar, isso não é uma iniciativa boa. Por isso que nós vamos votar, e o governo tem todo apoio do Senado nesse sentido”, garantiu.

 “Nada vai travar no Senado. Nós vamos andar bem com todas as pautas porque é importante para o país. É importante compor o Banco Central, o Supremo Tribunal Federal, que o governo possa ter sua estruturação administrativa. O que não dá é para deixar de votar e fazer caducar. Isso não é uma iniciativa boa”, declarou, em claro recado a Lira.

Leia mais: