Novo nome

Lula indica para o comando da DPU defensor com atuação na Corte de Direitos Humanos

Mineiro, Leonardo Magalhães integra lista tríplice que havia sido encaminhada ao governo

Agência Senado
Agência Senado

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, nesta quinta-feira (23), Leonardo Magalhães para ocupar o cargo de defensor público-geral na Defensoria Pública da União (DPU). De acordo com o Planalto, ele é defensor federal há 15 anos. Entre as diversas áreas em que atuou, está a de defensor público interamericano na Comissão e na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

É a segunda indicação de Lula para o cargo. Magalhães terá de passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Posteriormente, precisará ser aprovado no plenário, com os votos de pelo menos metade mais um dos senadores (41 votos). Um mês atrás, a Casa rejeitou o nome de Igor Roque, que havia passado pela CCJ.

Mineiro, Magalhães coordena o Grupo de Trabalho Nacional de Assistência às Vítimas de Tráfico de Pessoas da DPU. Também participou do Conselho Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Além disso, integrou e coordenou projetos de apoio a migrantes venezuelanos na região Norte. Ele está na lista tríplice encaminhada a Lula.