Dianteira

Datafolha Minas: Kalil cresce menos e Zema pode vencer no primeiro turno

Atual governador e candidato à reeleição tem 57% das intenções de votos válidos. Kalil, com 34%, oscilou apenas um ponto para cima

Divulgação
Divulgação
Romeu Zema (à esquerda) deve se reeleger governador de Minas Gerais no próximo domingo, já que Alexandre Kalil parece ter chegado no teto

São Paulo – Faltando apenas três dias para o primeiro turno, pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) mostra que o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), mantém condições de ser reeleito já neste domingo (2). Ele aparece com 57% das intenções de votos válidos, ante 34% do segundo colocado, Alexandre Kalil, do PSD. Os votos válidos excluem aqueles em branco ou nulos, critério usado pela Justiça Eleitoral para fazer a totalização do resultado das eleições.

Na pesquisa Datafolha em Minas da semana passada, o placar dos votos válidos estava em 58% a 33%, uma diferença que havia caído para 20 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. A oscilação registrada hoje ocorre, portanto, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Confira o resultado geral:

  • Zema (Novo): 57% (58% no levantamento anterior, no dia 22)
  • Kalil (PSD): 34% (33% na pesquisa anterior)
  • Carlos Viana (PL): 5% (5%)
  • Vanessa Portugal (PSTU): 1% (2%)
  • Renata Regina (PCB): 1% (1%)
  • Cabo Tristão (PMB): 1% (1%)
  • Marcus Pestana (PSDB): 1% (1%)

Num eventual segundo turno entre os dois principais concorrentes, Romeu Zema. com 55% dos votos válidos, seria o vencedor, contra 37% de Kalil.

Contratada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa ouviu 1.500 eleitores em 81 municípios. E foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-09084/2022.