Eleições 2022

Cenários opostos: Datafolha mostra empate no Rio e larga vantagem em Minas

Empate técnico no Rio permanece entre Marcelo Freixo e Cláudio Castro. Alexandre Kalil aparece 24 pontos atrás de Romeu Zema em Minas

Arquivo ABr
Arquivo ABr
Cláudio Castro e Marcelo Freixo disputam ponto a ponto no Rio. Em Minas, Romeu Zema mantém vantagem sobre Alexandre Kalil

São Paulo – Pesquisas eleitorais do Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (18) confirmam outros levantamentos que mostram que disputa para o governo do Rio de Janeiro deverá ficar acirrada até o final. Além disso, em Minas Gerais, dois candidatos continuam disputando as primeiras posições, mas com vantagem ainda confortável para o atual governador, Romeu Zema (Novo).

Entre os eleitores fluminenses, Cláudio Castro (PL), com 26%, e Marcelo Freixo (PSB), com 23%, seguem tecnicamente empatados. Em um possível segundo turno entre os dois, Freixo tem 39% e Castro, 38%. Declararam votar nulo 18%, enquanto 5% não opinaram. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos.

O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) ficou em terceiro lugar, com 5% das intenções de voto, empatado neste percentual com Eduardo Serra (PCB). Wilson Witzel (PMB) e Cyro Garcia (PSTU) marcaram 4% cada. Em seguida vêm Juliete (UP, 2%), Paulo Ganime (Novo) e Milton Temer (Psol), com 1% cada. Luiz Eugênio (PCO) não atingiu nem um ponto percentual.

A pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e TV Globo, foi realizado de terça (16) a até hoje (18), e entrevistou 1.204 eleitores no estado do Rio. O levantamento foi registrado no TSE sob o número RJ-05939/2022.

Zema x Kalil

Já em Minas Gerais, Zema mantém-se em primeiro lugar na disputa pela reeleição, com 47% das intenções de voto, segundo o Datafolha. Ele é seguido, com larga vantagem, por Alexandre Kalil (PSD), com 23%. Carlos Viana (PL) aparece na terceira posição (5%). Depois dele vêm Vanessa Portugal (PSTU) e Renata Regina (PCB), ambas com 2%.

As candidaturas de Marcus Pestana (PSDB), Cabo Paulo Tristão (PMB), Lourdes Francisco (PCO) e Lorene Figueiredo (Psol) receberam neste levantamento 1% de intenções de voto cada. Indira Xavier (UP) não pontuou. Os indecisos somam 9%, e os votos brancos e nulos, outros 9%.

O levantamento foi registrado no TSE sob o número MG-06603/2022. Foram entrevistados 1.216 eleitores mineiros de terça até hoje em 60 municípios. A margem de erro também é de 3 pontos.

Lula lidera

O Datafolha levantou ainda a preferência dos eleitores de Minas e Rio de Janeiro para presidente. Em Minas Gerais, Lula alcança 49% e Bolsonaro chega a 29%. Em 1° de julho, pelo mesmo instituto o petista tinha 48%, contra 28% de Bolsonaro. Ou seja, a variação esteve dentro da margem de erro da pesquisa.

Já no Rio de Janeiro, reduto eleitoral de Bolsonaro, a diferença é menor, mas Lula segue na frente. Ele tem 41% e Bolsonaro, 35%. Na última pesquisa, as pontuações eram de 41% contra 34%, respectivamente, o que também demonstra estabilidade.