Em definição

Em Minas, Datafolha marca 53% para Zema, contra 25% de Kalil

Atual governador lidera também simulação de segundo turno e mantém bom desempenho até mesmo entre eleitores de Lula no estado

Alan Santos/PR - Instagram/Reprodução
Alan Santos/PR - Instagram/Reprodução
Romeu Zema deve selar sua reeleição no primeiro turno, já que Alexandre Kalil não consegue avançar entre o eleitorado do interior

São Paulo – Na disputa eleitoral em Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo) mantém vantagem de 28 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD). Segundo pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (15), Zema tem 53% das intenções de voto para sua reeleição, ante 25% do concorrente. No levantamento anterior, feito entre 30 de agosto e 1º de setembro, o placar estava em 52% a 22%. Com o resultado, Zema permanece em condições de vencer a eleição já no primeiro turno, em 2 de outubro.

O terceiro colocado na corrida é o senador Carlos Viana (PL), que na pesquisa passada tinha 4% e agora aparece com 5%. Com 1% aparecem Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB), Marcus Pestana (PSDB) e Cabo Tristão (PMB). Indecisos são 7% e brancos e nulos outros 7%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Romeu Zema se alinha ao governo de Jair Bolsonaro (PL), mas não firmou aliança com o partido do presidente, que lançou Viana. Por outro lado, embora Kalil tenha apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não consegue emplacar seu nome ao do líder das pesquisas nacionais.

Ao contrário, segundo o Datafolha, o candidato do Novo tem performance parecida entre os eleitores de Lula em Minas. Nesse segmento do eleitorado do estado, Zema tem 39% das intenções de voto, ante 44% do adversário.

Na hipótese de segundo turno, o instituto concluiu que Zema bateria Kalil por 60% a 33%. Há duas semanas, o governador vencia com 59%, ante 31%.

O Datafolha ouviu 1.212 eleitores, entre terça-feira (13) e hoje, em 62 municípios de Minas Gerais. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número MG-03417/2022.