Distância

Datafolha em Minas: Zema cresce, chega a 52% e venceria no primeiro turno

O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), amplia a vantagem sobre o opositor Alexandre Kalil (PSD), que tem 22% de acordo com o Datafolha

Joao Marcos Rosa/Nitro/Daniel Maia/Divulgação
Joao Marcos Rosa/Nitro/Daniel Maia/Divulgação
A pesquisa também avaliou um possível segundo turno entre Zema e Kalil. Neste levantamento, o atual governador venceria com 59% dos votos, seguido por Kalil, com 31%

São Paulo – Romeu Zema (Novo) segue líder das pesquisas de intenções de voto para a reeleição em Minas Gerais, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º). O candidato recebeu 52% das intenções de voto, seguido de longe por Alexandre Kalil (PSD), com 22%. Neste cenário, Zema sairia vitorioso já no primeiro turno.

Longe dos primeiros colocados, aparecem Carlos Viana (PL), com 4%; Vanessa Portugal (PSTU) e Renata Regina (PCB), com 2% respectivamente. Em Minas, o Datafolha constatou que pretendem votar em branco ou anular o voto 8% dos eleitores. Os indecisos são 7%.

A pesquisa de hoje é a primeira divulgada após o início da campanha oficial no rádio e TV, na sexta-feira (26).

O levantamento confirma a tendência da últimas pesquisa divulgadas pelo instituto, no dia 18 de agosto. Na ocasião, Zema marcou 47% das intenções de voto. Por sua vez, Kalil teve 23%. Indecisos somavam 9% e brancos e nulos, também 9%.

Os candidatos Renata Regina (PCB), Lorene Figueiredo (PSOL), Cabo Tristão (PMB), Lourdes Francisco (PCO) e Marcus Pestana (PSDB) que na última rodada do Datafolha em Minas Gerais haviam marcado 1% de intenções de voto, não pontuaram nesta.

Segundo turno

A pesquisa também avaliou um possível segundo turno entre Zema e Kalil. Neste levantamento, o atual governador venceria com 59% dos votos, seguido por Kalil, com 31%. Entre os entrevistados, 54% afirmam considerar a gestão Zema ótima ou boa, 32% afirmam ser regular e 11%, ser ruim ou péssima.

O Datafolha realizou a pesquisa em Minas Gerais entre terça (30) e hoje e está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número MG-03654/2022. A pesquisa ouviu 1.212 eleitores do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pela Folha e pela TV Globo.