Indefinido

Datafolha em Minas: diferença entre Zema e Kalil recua de 28 para 20 pontos

Atual governador Romeu Zema (Novo) caiu de 53% para 48%, enquanto Alexandre Kalil (PSD) oscilou positivamente de 25% para 28%

GovMG - Divulgação
GovMG - Divulgação
A dez dias das eleições, caiu as chances de vitória de Zema no primeiro turno

São Paulo – Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) mostra que o governador Romeu Zema (Novo) segue em ampla vantagem na liderança na disputa eleitoral em Minas Gerais. No entanto, a diferença, que chegou a ser de 28 pontos frente a seu principal adversário, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), caiu agora para 20. Nessa rodada, Zema ficou com 48% das intenções de voto, cinco pontos a menos do que na semana passada, quando o mesmo Datafolha registrou 53% para o candidato à reeleição. Kalil, por outro lado, cresceu três pontos, de 25% para 28%, oscilando dentro da margem de erro.

O resultado geral da pesquisa de intenções de voto em Minas Gerais foi:

  • Romeu Zema (Novo): 48% (na pesquisa anterior estava com 53%)
  • Alexandre Kalil (PSD): 28% (25%)
  • Carlos Viana (PL): 4% (5%)
  • Em branco/nulo/nenhum: 8% (7%)
  • Não sabe: 9% (7%)

As candidaturas de Cabo Tristão (PMB), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU) marcaram 1% cada, mesmos percentuais obtidos na semana passada. Indira Xavier (Unidade Popular), Lorene Figueiredo (PSOL), Lourdes Francisco (PCO) e Marcus Pestana (PSDB) não pontuaram. Na pesquisa anterior, Marcus tinha 1% das intenções de voto

Apesar de contar com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Kalil segue com maior rejeição: 33% dos eleitores mineiros dizem que não votariam nele “de jeito nenhum”, ante 22% que dizem o mesmo em relação a Zema.

Além disso, o levantamento destaca que, entre eleitores do petista, Zema mantém apoio expressivo, de 30%. No entanto, o apoio a Kalil entre os eleitores lulistas chega a 47%. Houve avanço de Kalil nessa fatia do eleitorado. Na rodada anterior, Zema tinha 39% das intenções de voto entre os lulistas, ante 44% do adversário.

Em caso de segundo turno em Minas, o Datafolha mostra que Zema bateria Kalil por 55% a 36%. Essa diferença, porém, também vem se estreitando. Na semana passada, o atual governador venceria por 60% a 33%.

O Datafolha ouviu 1.512 eleitores em 81 municípios. O levantamento, contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, está registrado na Justiça Eleitoral sob o número MG-08517/2022.