MORAL ALTA

Carnaval toma Avenida Paulista para fechar campanha de Lula e Haddad

Candidatos do PT à Presidência da República e ao governo de São Paulo protagonizam a “Caminhada da Vitória” ao lado de lideranças políticas e movimentos sociais

Reprodução/Tv Globo
Reprodução/Tv Globo
Caminhada tomou a Paulista

São Paulo – Os candidatos do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, encerram as campanhas em um desfile de carnaval na Avenida Paulista, em São Paulo. Por volta das 14h um grande número de pessoas já se concentrava na frente do Masp em uma movimentação iniciada com uma ‘invasão’ de motoboys na via. Por volta das 16h, a chamada “Caminhada da Vitória” saiu em direção à Praça Roosevelt com dezenas de milhares de pessoas em um desfile carnavalesco envolvendo movimentos sociais. A senadora Simone Tebet (MDB) e a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) engrossam a lista de apoios políticos, bem como o candidato a vice na chapa com Lula, Geraldo Alckmin (PSB).

  • Leia também: Últimas pesquisas apontam eleição de Lula neste domingo
  • Na rua, a presença da bateria da escola de base da Vai-Vai, tradicional escola de samba da capital paulista, embalando o samba “Enredo da Esperança”. O desfile enaltece símbolos da democracia e lembra os grandes desafios do ano que vem, como trabalho, saúde, educação, meio ambiente, inflação, habitação e direitos humanos. As centrais sindicais levaram o tema Trabalho, Emprego e Renda, com alegorias de carteiras de trabalho, e defesa de “salário decente, emprego pra gente”. A seguir vinam a ala da Educação, com a Apeoesp, Saúde, Meio Ambiente, Combate a Carestia. A habitação vem com o MTST, FLM, UMM e MSTC. Movimentos negro, de mulheres e LGBTQIA+ destacam direitos humanos. Lula, Alckmin e Haddad vão na ala da Esperança da Caminhada da Vitória.

    Reconstrução e padrão de civilidade

    Antes de sair, Lula falou com os jornalistas, ao lado de Haddad, Alckmin e do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica. Ele abriu a conversa afirmando que o país precisa voltar a ter credibilidade. “Esse país precisa ser reconstruído com base numa pessoa que tenha credibilidade junto ao povo brasileiro. As pessoas não podem ser pegas se surpresa com ofensas e desacatos”, falou. Lula citou também o isolamento internacional do país sob o governo Bolsonaro. “Não existe nenhum país do mundo tão isolado hoje como o Brasil. O presidente Bolsonaro não tem relação internacional e ainda faz questão de brigar com os vizinhos”, disse. “Uma das coisas que eu quero em ganhando as eleições é fazer uma viagem para reestabelecer relações com a nossa querida América do Sul, com os Estados Unidos, União Europeia, China para poder reestabelecer um padrão de civilidade na relação internacional do Brasil”.

  • Leia também: Carla Zambelli saca arma e aponta para pessoas em São Paulo; veja vídeo
  • @MidiaNINJA
    Multidão no encerramento da campanha de Lula

    Brasil precisa de nós

    Horas antes, ainda pela manhã, Simone Tebet participou de um café da manhã ao lado dos deputados federais Alexandre Padilha (PT-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP). “Quero me dirigir àqueles que estão em dúvida e, muitas vezes, no anominato que não querem declarar o voto e acabam atrapalhando por não convencer outros a votarem (em Lula). Este é o momento que o Brasil mais precisa de nós”, disse, de acordo com a Folha de S. Paulo.

    Passe livre

    Os usuários de transporte público não precisarão pagar passagem de Metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado de São Paulo neste domingo (30), no segundo turno das eleições. A “isenção” vale para as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 9-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade e ViaQuatro. A medida não é decorrente de boa vontade do governador Rodrigo Garcia (PSDB). Foi determinada por medida liminar à ação popular proposta pela deputada estadual Professora Bebel (PT).