Nada de virada

Pesquisa mostra que Zema não atrai votos para Bolsonaro. Campanha se frustra

Bolsonaristas veem atuação “tímida” do governador reeleito em Minas Gerais na campanha. Quaest identifica que apenas 23% dos eleitores falam em votar em Bolsonaro após apoio de Romeu Zema. E Datafolha confirma vantagem de Lula no estado

Antonio Cruz/ABr
Antonio Cruz/ABr
O sinal amarelo para a campanha de Bolsonaro acendeu nesta semana, quando o presidente fez um evento fechado em Montes Claros (MG) que teve baixa adesão

São Paulo – Pesquisa do Instituto Quaest, encomendada pela corretora Genial Investimentos, revela que para a maioria dos eleitores de Minas Gerais, a entrada do governador reeleito Romeu Zema (Novo) na campanha presidencial, como cabo eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL), não altera a chance de voto no candidato à reeleição. Divulgado nesta quinta-feira (27), o estudo mostra que 68% não devem assumir uma posição pró-Bolsonaro. 

Apenas 23% dos eleitores responderam que a chance de votar no atual mandatário aumenta após o apoio de Zema. Outros 6% afirmaram, no entanto, que essa possibilidade diminui. E 3% relataram não saber ou não responderam à questão. Ao todo, foram consultadas 2.200 pessoas em todo o estado. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O resultado também confirma a tendência de liderança, apontada também nessa quinta-feira pelo Instituto Datafolha, do adversário de Bolsonaro neste segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Entre os eleitores mineiros, segundo a pesquisa, Lula registra vantagem de 48% das intenções de voto diante de 43% do candidato à reeleição. Em votos válidos, o petista teria 52% dos votos hoje, contra 48% de Bolsonaro no estado que é considerado essencial na corrida ao Planalto. Desde a redemocratização, em1985, todos os presidentes que venceram em Minas foram eleitos. No primeiro turno, Lula venceu a disputa presidencial no estado com uma diferença de quase cinco pontos.

Frustração na campanha de Bolsonaro

Os resultados vêm frustrando a campanha do atual presidente que passou a criticar abertamente o desempenho de Zema para virar votos a Bolsonaro em Minas Gerais. Em sua coluna no portal G1, o comentarista político Gerson Camarotti descreveu que, os bastidores, aliados do candidato à reeleição apontam “jogo duplo” do governador. A avaliação é que Zema teve uma atuação tímida. O que foi atribuído ao projeto do mineiro de concorrer ao Palácio do Planalto em 2026. 

O sinal amarelo para a campanha acendeu nesta semana, quando Bolsonaro fez um evento fechado com prefeitos na cidade de Montes Claros, no norte de Minas, e acabou ficando exposto com a baixa adesão.