Autoridades venezuelanas se reúnem em Caracas após notícia de que Chávez piorou

Encontro reúne ministros, comandos militares, governadores de 20 estados do país e principais dirigentes do Partido Socialista Unido da Venezuela

São Paulo – Os mais altos mandos políticos e militares da Venezuela, além de 20 dos 23 governadores dos estados do país, estão reunidos desde o final da manhã de hoje (5) no Palácio de Miraflores, em Caracas, em encontro convocado e liderado pelo vice-presidente, Nicolás Maduro. Os principais dirigentes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), braço eleitoral do chavismo, também estão presentes na sede da presidência.

De acordo com a emissora oficial do governo venezuelano, VTV, as autoridades foram chamadas a discutir os “rumos do desenvolvimento” da revolução bolivariana na Venezuela. A reunião ocorre menos de 24 horas depois de o ministro do Poder Popular para a Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, ter chamado uma cadeia nacional de rádio e tevê para anunciar que Hugo Chávez padece de uma “nova e severa infecção respiratória” e que, consequentemente, os médicos observaram uma “piora” no estado de saúde do presidente. “A situação geral é muito delicada”, disse.

O líder venezuelano encontra-se no Hospital Militar de Caracas há exatamente duas semanas, quando, segundo anunciou pelo Twitter, teria retornado de seu exílio médico em Cuba. Chávez passou por uma cirurgia em Havana para extirpar um tumor na pélvis no último dia 11 de dezembro. Foi seu quarto procedimento operatório desde que descobriu que estava com câncer, há dois anos. Desde que retornou ao país, Chávez não apareceu em fotos ou vídeos. A única evidência oferecida pelo governo bolivariano como garantia de que o presidente continua vivo foram fotos em que Chávez aparece ao lado de suas duas filhas, ainda em Cuba, lendo o diário oficial do regime castrista Granma.