"Partiu dezembro"

Cidade de São Paulo tem a maior média de mortes por covid-19 em 10 semanas

Média de novos casos de covid-19 na capital paulista é a maior em quatro meses. Campinas, São Bernardo e São José dos Campos também têm piora

Altemar Alcantara.Semcom
As médias móveis diárias, calculadas em sete dias, de novos casos e mortes segue em ascensão acelerada, e estão em seu ápice até o momento

São Paulo – A cidade de São Paulo registrou, na primeira semana de dezembro, a maior média de mortes diárias por covid-19 das últimas 10 semanas. Foram 44 óbitos por dia, em média, entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, totalizando 309 mortes em apenas uma semana. A pior média antes dessa foi entre 13 e 19 de setembro: 46 mortes por dia. Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) do governo paulista. No mesmo período, o governo do prefeito Bruno Covas (PSDB) contabilizou 243 mortes notificadas. Isso ocorre porque a prefeitura e o governo estadual contabilizam os óbitos de forma diferente.

A cidade de São Paulo também registrou a pior média de novos casos de covid-19 em quatro meses, no início de dezembro. Os dados do governo paulista registram 1.643 novos casos por dia, em média, na semana de 29 de novembro e 5 de dezembro. O que totalizou 11.501 novos casos em uma semana. A pior média anterior foi registrada entre os dias 9 e 15 de agosto: 3.144 casos por dia. A capital tem 1.039 pessoas internadas, sendo 570 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A taxa de ocupação de UTI é 57%.

Se os dados mais recentes forem comparados apenas com a semana anterior, como determinou no dia 30 de novembro o governador João Doria (PSDB), houve aumento de 43,8% no número de mortes e de 35% no número de novos casos de covid-19 na cidade de São Paulo. O que deveria levar a medidas novas para conter a propagação do novo coronavírus. Porém, na última segunda-feira (7), Doria não anunciou nenhuma medida. Desde o dia 30 todo o estado está na fase amarela do Plano São Paulo, o que praticamente não altera o funcionamento do comércio e a flexibilização da quarentena de antes do agravamento da pandemia.

Covid-19 em outras cidades

A cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, também registrou um grave aumento de novos casos e mortes na última semana. Foram 10 mortes por dia, em média, na semana de 29 de novembro a 5 de dezembro, a pior situação desde início de julho, quando foi registrada a mesma diária de óbitos. Em relação aos novos casos, a situação é a pior em 13 semanas. Foram 159 novos casos por dia, em média, na última semana. Entre o final de agosto e o início de setembro foram 168 novos casos por dia, em média.

Em Campinas, a média diária de novos casos da última semana foi de 222, pior situação desde a semana dos dias 23 a 29 de agosto, quando foram registrados 239 novos casos por dia, em média. Já a média diária de mortes foi de 3, a pior desde o início de outubro. São José dos Campos também registrou um significativo aumento de novos casos, com 96 por dia, em média, na última semana. Pior situação desde o final de setembro, quando foram registrados 118 casos por dia, em média.