Suspeita

Torres de transmissão são derrubadas. Empresas reportam ‘indícios de vandalismo’

Governo organiza gabinete para monitorar ocorrências e não descarta sabotagem e terrorismo. Trabalhadores cobram medidas

Reprodução
Reprodução

São Paulo – Pelo menos três torres de transmissão, duas em Rondônia e uma no Paraná, foram derrubadas desde o último domingo (8), segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Empresas reportaram “indícios” de vandalismo e sabotagem. Outras três foram danificadas. Em nenhum caso houve interrupção do fornecimento de energia.

Em uma das torres de Rondônia, foram cortados dois estais (cabos de sustentação). Na outra, os danos ainda estavam sendo verificados. Um ataque atingiu torre da linha Samuel (AC)-Ariquemes (RO), da Eletronorte, ainda na noite de domingo, dia da ofensiva terrorista em Brasília.

Clima não explica

No caso do Paraná, houve queda de uma torre no município de Medianeira, a 50 quilômetros de Foz do Iguaçu. Não havia “condições climáticas” que levassem a uma queda, segundo Furnas. Citando “fontes”, o jornal Valor Econômico, um trator atingiu a base de sustentação da torre.

Dessa forma, a Aneel informou que irá receber “as informações referentes a qualquer tentativa de ataque ou efetivo vandalismo, tanto sob o aspecto de integridade física como também cibernética das instalações”. Assim, ainda segundo a agência, desde ontem (9) o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) adotou medidas para aumentar a segurança. Também foi criado um “gabinete de acompanhamento” do setor. 

O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), que representa trabalhadores de todo o país, cobrou medidas do Ministério de Minas e Energia. A entidade quer que o MME “tome as providências necessárias para determinar às empresas concessionárias de energia elétrica que mantenham a vigilância e a prontidão quanto a eventuais interrupções no sistema e às autoridades policiais que redobrem as investigações sobre eventuais planos de sabotagem sobre o sistema elétrico brasileiro”.

Com informações de g1, CNN Brasil e jornal Valor Econômico


Leia também


Últimas notícias