negligência

Incêndio mata ao menos 10 em abrigo de Porto Alegre conveniado com a Prefeitura

Outras duas pessoas estão internadas em estado grave. A pousada Garoa não tinha plano contra incêndio e mesmo assim a prefeitura da capital gaúcha mantinha convênio para abrigar população vulnerável

Redes sociais
Redes sociais
Além das pessoas mortas, incêndio de grandes proporções deixou ainda duas pessoas em estado grave

São Paulo – Pelo menos dez pessoas morreram em um grande incêndio em uma pousada na Avenida Farrapos, centro de Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira (26). O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul mobilizou cinco caminhões para o combate às chamas na construção de três pavimentos. O fogo já foi controlado, segundo informou a corporação nas redes sociais.

“Conforme o nosso comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Lúcio Junes da Silva, foram confirmadas dez vítimas e o local funcionava de forma irregular. A perícia criminal está no local para identificar as vítimas e investigar as causas do incêndio”, destacou o corpo de bombeiros, por meio nota.

Os feridos foram levados para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). A prefeitura de Porto Alegre informou que duas pessoas estão em estado grave e seis passam por atendimento de menor gravidade.

“Com profunda tristeza acompanho a apuração do incêndio com vítimas na Pousada Garoa, na Farrapos. A prioridade agora é o atendimento aos cidadãos resgatados e encaminhados ao HPS. A prefeitura trabalha para acolher os moradores e apoiar a investigação dessa tragédia”, postou o prefeito Sebastião Melo em uma rede social.

Tragédia pra uns, pra outros incêndio foi um crime

Em seu perfil no X, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que o incêndio causa profunda consternação. “Seguimos mobilizados no rescaldo dessa tragédia e na identificação das causas das chamas. Meus sentimentos aos familiares das vítimas.”

Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) monitoram e orientam o trânsito no entorno da ocorrência. Em nota, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou que a investigação está a cargo da 17ª delegacia de polícia, coordenada pelo delegado Daniel Ordahi.

“As diligências estão sendo tomadas e acompanhadas junto ao corpo de bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias. Estão sendo aguardados os relatórios técnicos e resultados das demais apurações investigativas.”

Segundo o blogueiro Luiz Muller, o incêndio não foi uma fatalidade. “Em Porto Alegre, Prefeitura patrocina morte de pobres. A Pousada Garoa incendiada nesta madrugada não tinha nenhum Plano contra Incêndio. Mas a Prefeitura tem convênio a Pousada para hospedar pobres ali. Criminoso! Quando os Porto-alegrenses vão acordar ??? Vídeo e Manchetes de Jornais: 10 mortos! Acidente? Não! Crime. Por que o lugar nem deveria estar funcionando como Pousada”, escreveu em um rede social.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta também lamentou:

Leia também:

Ministério da Saúde finaliza documentário sobre o SUS no socorro às vítimas da boate Kiss

Redação: Cida de Oliveira, com informações da Agência Brasil


Leia também


Últimas notícias