Finalmente

Acampamento bolsonarista em Brasília é desmontado. Ordem é para identificar e prender

Os acampamentos golpistas, que já duram dois meses, deverão ser desmobilizados não apenas na capital federal, mas em todas as cidades do país. Terroristas não reagem em Brasília e, segundo o interventor Ricardo Cappelli, eles serão levados para a superintendência da PF para identificação

TV Globo/Reprodução
TV Globo/Reprodução
Até às 9h20, cerca de 40 ônibus deixaram a região em direção à PF, levando radicais bolsonaristas que deverão passar uma triagem. A estimativa é que, ao todo, já sejam 1.200 pessoas

São Paulo – O acampamento bolsonarista instalado há dois meses no Quartel-General do Exército, em Brasília, começou a ser desmontado na manhã desta segunda-feira (9). Após os atos terroristas de ontem, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Exército cercaram o local mais cedo para cumprir decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que, já na madrugada de hoje, determinou o imediato desmonte das instalações. 

De acordo com o magistrado, nada justifica a existência desses acampamentos que ainda são amplamente financiados e, segundo ele, contam com a complacência de autoridades civis e militares. Embora eles estejam em “total subversão ao necessário respeito à Constituição federal”, destacou Moraes. Os extremistas estavam acampados desde o fim do segundo turno, em outubro – que garantiu a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – não só em Brasília, mas em outras cidades do país. A ordem agora é para que todos os acampamentos sejam desmobilizados. 

Na capital federal, por volta das 8h30, o local já estavam bem esvaziado. Parte dos bolsonaristas ainda desmontavam as barracas, enquanto outras apenas retiravam seus pertences. Havia muito lixo no local. Segundo informações da GloboNews, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, acompanha a operação no local. 

Triagem na PF

Escolhido interventor pelo ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), após omissão do governador Ibaneis Rocha (MDB), Cappelli ressaltou que, além da desmobilização do acampamento, a ordem é também para que a polícia identifique e prenda os criminosos. De acordo com o interventor, eles serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília para que sejam identificados ainda quem está financiando essa estrutura.

Até as 9h20, cerca de 40 ônibus deixaram a região em direção à PF, levando radicais bolsonaristas que deverão passar uma triagem. A estimativa é que, ao todo, já sejam 1.200 pessoas. O portal UOL reportou, contudo, que uma parte dos bolsonaristas saiu sem ser importunada, mesmo com a área cercada por centenas de viaturas e milhares de homens das forças de segurança. Por outro lado, os extremistas não mostraram disposição em resistir a ordem de desmobilização dos acampamentos. 

Na mesma decisão, o ministro do STF também determinou a verificação nos hotéis da capital federal, onde estariam os financiadores da tentativa de golpe neste domingo. Moraes também ordenou que a Polícia Rodoviária Federal atue para impedir que novos manifestantes cheguem em Brasília até o dia 31, quando termina o período de intervenção federal. 

Desmobilização pelo país

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), já confirmou que o acampamento golpista montado em frente ao Palácio Duque de Caxias, no centro da cidade, será desmontado até o final da noite de hoje. “Estou em contato com os militares do Exército e com o governador para essa ação conjunta”, disse Paes ao colunista Chico Alves do UOL

O Ministério Público do Pará (MPF) também pediu ao governo estadual e à PF a desmobilização urgente de radicais em frente a quartéis, como em Belém. No estado, de acordo com a PRF, bolsonaristas também bloquearam pontos da rodovia federal de Novo Progresso. Também foram identificadas intervenções antidemocráticas em Matupá (MT) e na Marginal Tietê, na cidade de São Paulo, que chegou a ser fechada [por bolsonaristas. 

Canais de denúncia

O Ministério da Justiça e Segurança Público criou, nesta segunda, um e-mail específico para que a população possa denunciar e repassar informações sobre os terroristas que cometeram atos de vandalismo na Esplanada dos Ministérios neste domingo. Além de reivindicarem um golpe de estado, o que é crime no Brasil, os bolsonaristas depredaram patrimônio histórico da humanidade assim classificado pela Unesco, em todos os prédios da Praça dos Três Poderes. 

As informações poderão ser enviadas para denuncia@mj.gov.br. A Procuradoria-Geral da República divulgou que abrirá canal para receber imagens e denúncias que ajudem na identificação dos extremistas que participaram dos atos golpistas. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, afirmou que há uma atuação coordenada para identificar quem participou, financiou ou interveio de alguma forma no ataque deste domingo. 

“Temos que ter claramente uma resposta à sociedade. Não é possível que se veja esse tipo de vandalismo, esses atos de selvageria que aconteceram no Supremo Tribunal Federal, no Congresso Nacional e na Presidência da República como algo normal. isso não é protesto. Na democracia protesta-se vigiando o governo que eventual não se elegeu ou não teve o seu voto”, condenou Cazetta na GloboNews. 

Redação: Clara Assunção – Edição: Helder Lima