Respeito à democracia

Lula decreta intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal. Assista

Para o cargo de interventor foi nomeado o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli

TVBrasil/Reprodução
TVBrasil/Reprodução
Lula decreta intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal

São Paulo – Em pronunciamento no início da noite deste domingo (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva leu e decretou intervenção federal na segurança pública do governo do Distrito Federal, como forma de conter e prender os responsáveis pelos atos de terrorismo em Brasília por bolsonaristas em atos antidemocráticos. O decreto tem validade até 31 de janeiro.

Lula está em Araraquara, no interior de São Paulo, onde foi acompanhar as áreas atingidas pelas fortes chuvas. Por sua vez, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), está em Santa Catarina, visitando o também bolsonarista e governador daquele estado, Jorginho Mello (PL);

Na leitura do decreto que assinou em seguida, o presidente prometeu “punir todos os envolvidos” na invasão e depredação do Palácio da Alvorada, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal e Federal e, principalmente, “descobrir os financiadores”, do terrorismo em Brasília, que “pagarão com a força da lei”.

O presidente comparou os vândalos terroristas em Brasília a nazistas e fascistas e enfatizou que a esquerda nunca protagonizou um episódio similar a este no Brasil. “Aquelas pessoas que chamamos de nazistas, de fascistas, o que há de mais abominável na política, invadiram a sede do Palácio e o Congresso. Eles vão perceber que a democracia garante direito de liberdade, livre expressão, mas ela também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia”.

Irresponsáveis

Lula afirmou que será investigada a facilitação da invasão dos prédios públicos pelas forças de segurança do Distrito Federal para por parte dos terroristas. E ainda apontou que “houve incompetência ou má-fé” das autoridades de segurança pública do Distrito Federal. “Vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei.”

Sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula o responsabilizou pelos crimes contra o Estado brasileiro cometido nesta tarde pela horda antidemocrática. “Esse genocida sempre estimulou a invasão às sedes do STF e do Congresso e só não incentivava que entrassem à força no Palácio do Planalto porque estava lá dentro. Isso também é da responsabilidade dele, dos partidos que sustentam ele e tudo isso vai ser apurado com muita força e muita rapidez”, afirmou.

A Polícia Militar do Distrito Federal informou que todas ações da PMDF têm, por base, orientações que são determinadas pelas autoridades de segurança do Governo do Distrito Federal, e responsabilizou eventuais falhas de planejamento nas ações de proteção à Praça dos Três Poderes à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. A secretaria tinha à frente o ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Anderson Torres, que foi exonerado há pouco pelo governador Ibaneis Rocha.

Intervenção

Lula decretou à frente da intervenção federal no Distrito Federal e nomeia Ricardo Garcia Cappelli como novo responsável pela segurança pública na capital. Cappelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça, braço direito do ministro Flávio Dino e número 2 do Ministério da Justiça

Formado em jornalismo,, ele foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e militante do PCdoB. Nos governos anteriores de Lula e também no de Dilma Rousseff (PT), Cappelli foi secretário nacional no Ministério dos Esportes.

Assista: Lula decreta intervenção federal no Distrito Federal

Leia o decreto assinado por Lula de intervenção no Distrito Federal

Leia também: