Questão de segurança

Polícia Militar inicia ação para desmobilizar acampamento bolsonarista em Brasília

Operação acontece após o ministro do STF Alexandre de Moraes dar 24h para forças de segurança colocarem fim a acampamento

Reprodução / TV Globo
Reprodução / TV Globo
Área do QG do Exército de Brasília, onde está instalado o acampamento bolsonarista

São Paulo – A Polícia Militar do Distrito Federal se dirige na manhã desta segunda-feira (9) para o acampamento golpista próximo ao quartel-general do Exército em Brasília. Ação acontece após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que deu 24 horas para que acampamentos fossem desmobilizados.

“Os golpistas que promoveram a destruição do patrimônio público em Brasília estão sendo identificados e serão punidos”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao vistoriar as instalações do Palácio do Planalto, do STF e Congresso Nacional, vandalizados por bolsonaristas nesse domingo, com leniência do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Fórum de governadores

O presidente Lula vai se reunir nesta segunda-feira (9) com o Fórum de Governadores. O pedido de reunião com Lula foi feito ontem à noite.

“O Fórum dos Governadores se reuniu agora à noite e reafirma indignação e repúdio veementes diante dos atos golpistas, terroristas ocorridos em Brasília que afrontam a nossa Constituição, expressa toda a solidariedade e o apoio às medidas tomadas pelo presidente Lula, os demais chefes de Poderes e reafirma seu compromisso em defesa das instituições, colocando à disposição as forças de segurança nos estados para somar no restabelecimento da ordem e da paz”, disse a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) pelo Twitter.

Ainda segundo a governadora, o pedido de reunião incluiu os ministérios competentes e os demais Poderes. “A hora é de se unir em defesa da democracia!”, ressaltou.

Leia também: Alexandre de Moraes afasta governador do Distrito Federal por 90 dias

A agenda do presidente, nesta segunda-feira, começa às 9h com reunião no Palácio do Planalto com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. À tarde constam na agenda de Lula telefonemas do primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que devem prestar solidariedade a Lula.


Com informações do g1 e da Agência Brasil