Intenção de difamar

Secretário de Segurança de Tarcísio posta foto de pacotes de maconha com desenhos de Lula; AGU manda apagar

O secretário de Segurança de SP, Guilherme Derrite, espalhou em suas redes sociais fotos de pacotes de maconha com desenhos alusivos a Lula. Para parlamentares do PT, PCdoB e PV, Derrite não pode fazer “uso político da função pública”

Arquivo pessoal/redes sociais
Arquivo pessoal/redes sociais

São Paulo – Causou indignação a postagem do secretário estadual de Segurança de São Paulo, o oficial da Rota Guilherme Derrite, de fotos de pacotes de maconha apreendidos com alusão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Um casal foi preso em Euclides da Cunha Paulista, trazendo grande quantidade de maconha de Ponta Porã (MS) a São Paulo. Policiais militares perceberam a atitude suspeita, deram ordem de parada e o casal tentou fugir, até atolar em uma estrada de terra e ser preso”, escreveu o secretário de Segurança de Tarcísio de Freitas (Republicanos). E continuou: “Parabéns aos policiais. Continuamos nosso trabalho para demonstrar que em São Paulo o crime não compensa”.

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou a notificação extrajudicial à Secretaria de Segurança Pública (SSP) da gestão Tarcísio de Freitas. O objetivo é que o secretário retire a postagem. No entanto, até a conclusão da reportagem, Derrite mantinha a publicação em suas páginas no Twitter (agora X), Facebook e Instagram.

A Bancada da Federação PT/PCdoB/PV na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) divulgou nota pública repudiando a iniciativa do secretário e pedindo explicações do secretário. Para os parlamentares, a postagem do secretário estadual de Segurança Pública, Guilheme Derrite, usa imagens de cunho político, ideológico e difamatório, “em evidente tentativa de associar uma ação criminosa à imagem
do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva”.

Tentativa de Derrite de criminalizar Lula

“O secretário Guilherme Derrite, na investidura de um cargo público que exerce, não pode ter a irresponsabilidade de uso político da função pública”, diz trecho da nota.

A bancada protocolou pedido na Comissão de Segurança Pública da Alesp para que o secretário seja ouvido no parlamento estadual sobre as postagens das fotos com pacotes de maconha alusiva a Lula. Além disso, vão encaminhar requerimento de informação ao secretário, para que explique os “atos que culminaram nesta tentativa de criminalização do Presidente da República”.

“Nossa bancada entende que a publicação fere princípios do cargo público exercido pelo secretário de segurança pública, motivo pelo qual exigimos explicação e retratação imediata. Não aceitaremos calados tamanha inconsequência nos atos praticados pelo secretário Guilherme Derrite”, diz outro trecho da nota.

O secretário foi um dos responsáveis pela operação Escudo na Baixada Santista, especialmente no Guarujá, que matou 28 pessoas após a morte de um agente da Rota.

Confira a postagem do secretário Derrite e uma de suas redes sociais

Redação: Cida de Oliveira – Edição: Helder Lima