Rio Grande do Sul

Olívio Dutra amplia vantagem na corrida pela vaga gaúcha ao Senado, segundo Ipec

Em relação à disputa pelo governo estadual, Eduardo Leite lidera com 38%, seguido por Onyx Lorenzoni, com 25%, e Edegar Pretto, que tem 15%

Pedro França/Agência Senado e Guilherme Santos/AGPT
Pedro França/Agência Senado e Guilherme Santos/AGPT
Ex-governador subiu dois pontos e ex-senadora oscilou um ponto negativamente

São Paulo – Segundo a mais recente pesquisa Ipec/RBS sobre a corrida para o Senado no Rio Grande do Sul, divulgada ontem (26), o ex-governador Olívio Dutra (PT) ampliou a vantagem na liderança. O estudo registra 30% das intenções de voto para o petista, que é seguido pela ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), com 24%. A seguir, aparece o general Hamilton Mourão (Republicanos), com 21%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

Comandante Nádia (PP) vem na sequência, com 3%, enquanto Professor Nado (Avante) tem 2%. Fabiana Sanguiné (PSTU), Maristela Zanotto (PSC), Paulo Roberto da Rosa (DC) e Sanny Figueiredo (PSB) têm 1% cada. Em branco e nulos são 6% e não sabem/não responderam, 11%.

Na comparação com a pesquisa Ipec divulgada no dia 16, Olívio Dutra tinha 28% e subiu dois pontos percentuais, enquanto Ana Amélia, que aparecia com 25%, oscilou um ponto negativamente. Mourão, o vice-presidente de Jair Bolsonaro, que tinha 19%, subiu portanto dois pontos. 

Corrida pelo Palácio Piratini

Em relação à disputa pelo governo estadual, o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) se mantém com 38% das intenções de voto, com larga vantagem sobre o ex-ministro bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL), com 25% (tinha 26%). Edegar Pretto (PT) tem 15%, cinco pontos a mais do que no levantamento anterior, quando aparecia com 10%. Luis Carlos Heinze (PP) tem os mesmos 4% da última pesquisa. Em votos válidos, Eduardo Leite tem 44%. Lorenzoni aparece com 29% e Pretto, com 17%.

O Ipec ouviu 1.808 pessoas entre sexta e domingo (23 a 25) em 85 municípios. A pesquisa foi contratada pela RBS Participações S.A. e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09277/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RS-04810/2022.