Corrida presidencial

Pesquisa FSB/BTG: Lula cresce mais um ponto e vai a 45% de preferência do eleitorado

O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, permanece estacionado com 35%

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula cresceu um ponto em uma semana e mantém agora 48% das intenções de voto

São Paulo – Pesquisa do instituto FSB contratada pelo banco BTG Pactual sobre a corrida presidencial mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto, nesta segunda-feira (26). Ele cresceu um ponto em relação à mesma pesquisa da semana passada, enquanto o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), manteve-se no mesmo patamar, estacionado em 35%.

Em relação aos votos válidos, descontando os brancos e nulos, Lula tem 48% dos votos e Bolsonaro, 37%. Depois de cair a 44% dos válidos na pesquisa de duas semanas atrás, Lula cresceu quatro pontos e mantém chance de se eleger no primeiro turno se conquistar 50% dos votos válidos mais um.

Na pesquisa apresentada hoje, considerando ainda os votos válidos, Ciro Gomes (PDT) também ficou parado e aparece com 8%, enquanto Simone Tebet (MDB) caiu um ponto e tem 5%.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores, por telefone, entre sexta-feira e ontem (23 a 25). A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento possui registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob onúmero BR-08123/2022.

Na hipótese de haver um segundo turno, de acordo com a pesquisa, Lula manteve a posição de liderança com mesma porcentagem do último levantamento: 52%. 

Leia também: Mais de 100 candidaturas se propõem a formar a ‘bancada da Educação e Ciência’

Enquanto isso, o presidente Bolsonaro flutuou um ponto para cima, o que garante 40% do eleitorado brasileiro para o líder do Executivo. Com isso, a distância entre os candidatos diminui e apresenta 12 pontos de vantagem para Lula. O levantamento também mostra que com um cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Lula, 7% dos eleitores preferem votar branco/nulo, mesmo índice da última pesquisa BTG/FSB. E 1% não soube responder.