Eleições 2022

Datafolha divulga nova pesquisa sobre a corrida presidencial nesta quinta-feira

Divulgação será feita a partir de 19h45. Também serão publicados levantamentos sobre a disputa pelo Senado e governos estaduais em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

TSE
TSE
O levantamento de hoje é o maior realizado pelo instituto desde o início da campanha

São Paulo – Nova pesquisa sobre a corrida presidencial será divulgada nesta quinta-feira (22) pelo instituto Datafolha, a partir de 19h45. Também serão publicados levantamentos a respeito da corrida pelo governo de estado e ao Senado em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O levantamento de hoje é o maior realizado pelo instituto desde o início da campanha. Serão 6.754 pessoas entrevistadas presencialmente em todas as unidades da federação, abrangendo 393 cidades. É também o primeiro levantamento a avaliar os impactos da visita de Jair Bolsonaro (PL) ao funeral da rainha Elizabeth II e de seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a última sondagem do Datafolha, divulgada há uma semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha 45% dos votos, o que equivalia a 48% dos votos válidos, indicando cenário de indefinição quanto à realização de um segundo turno. Bolsonaro aparecia em segundo lugar, com 36%, com Ciro Gomes (PDT) alcançando 8% e Simone Tebet (MDB) chegando a 5%. Os demais candidatos não conseguiram obter 1% de intenções de voto.

Nos estados

Segundo a rodada de levantamentos divulgados no dia 15, em São Paulo, Fernando Haddad (PT) estava na liderança com 36%, seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 22%, e Rodrigo Garcia (PSDB), que tinha 19%, situação de empate técnico com o ex-ministro de Bolsonaro.

Leia também: Pesquisador do Datafolha é agredido por bolsonarista no interior de São Paulo

O atual governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição Cláudio Castro (PL) liderava numericamente com 31% de intenções de voto, mas tecnicamente empatado com Marcelo Freixo (PSB), que tinha 27%. Em seguida, apareciam Rodrigo Neves (PDT), com 8%, e Wilson Witzel (PMB), Eduardo Serra (PCB) e Cyro Garcia (PSTU), que chegavam a 3% cada. Romeu Zema (Novo), governador e candidato à reeleição em Minas Gerais, aparecia à frente com 53%, apontando vitória em primeiro turno. Na segunda colocação vinha Alexandre Kalil (PSD), com 25%, seguido por Carlos Viana (PL), que tinha 5%.


Com Brasil de Fato