Eleições na reta final

Ipec divulga hoje pesquisas para governo e senado em Minas, Pernambuco, Rio, São Paulo e DF

Pesquisadores estarão nas ruas até esta terça-feira para colher as entrevistas. Os levantamentos foram contratados pela ‘TV Globo’ e os resultados serão divulgados no início da noite

Daniel Mello / Agência Brasil
Daniel Mello / Agência Brasil
Ipec vai às ruas de alguns dos principais colégios eleitorais para mais uma rodada de pesquisas

Brasil de Fato – A terça-feira (27) vai ser de divulgação de novas pesquisas do Ipec em alguns dos maiores colégios eleitorais do país. O instituto publica levantamentos para governo e Senado nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal.

Pesquisadores do instituto estarão nas ruas até nesta própria terça para colher as entrevistas. Os levantamentos foram contratados pela TV Globo, e os resultados serão divulgados no início da noite, nos programas jornalísticos locais da emissora.

Distrito Federal

O Ipec ouve 1.504 eleitores do Distrito Federal para o levantamento, que terá margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento desta terça-feira foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número DF-09132/2022.

A última pesquisa do Ipec no DF mostrou o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), com 40% das intenções de voto, na liderança. Na busca pelo segundo turno, uma disputa pulverizada, com Leandro Grass (PV) na segunda posição, com 13%.

Minas Gerais

Em Minas, são 2 mil entrevistas, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa que vai ser divulgada nesta terça foi registrada no TSE com o número MG-00909/2022.

No último levantamento, o atual governador, Romeu Zema (Novo), tinha 46% das intenções de voto, o que indicava vitória em primeiro turno. O adversário mais próximo, Alexandre Kalil (PSD), tinha 29%.

Pernambuco

Em Pernambuco, o Ipec vai ouvir 1.504 eleitores para a pesquisa, que foi registrada junto ao TSE com o número de protocolo PE-07874/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A pesquisa mais recente do Ipec em Pernambuco mostrou Marília Arraes (Solidariedade) na liderança da disputa pelo governo pernambucano, com 33% das intenções de voto. Na sequência, um empate quádruplo: Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), Miguel Coelho (União Brasil) e Raquel Lyra (PSDB) somaram 11% cada. Ou seja, há indefinição sobre quem irá para um provável segundo turno com Marília.

Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro serão 2 mil entrevistas. O Ipec registrou a pesquisa no TSE com o número RJ-00773/2022, e a margem de erro também é de dois pontos.

O último levantamento do mesmo instituto no estado mostrou a liderança do atual governador, Cláudio Castro (PL), com 37% das intenções de voto. O segundo colocado era Marcelo Freixo (PSB), que somou 27%.

São Paulo

No estado com maior colégio eleitoral do país, São Paulo, o Ipec ouve 2 mil pessoas, e publicará pesquisa com margem de erro de dois ponto. O número de registro no TSE é SP-04944/2022.

A última pesquisa feita pelo instituto no estado apontava liderança de Fernando Haddad (PT), com 34% dos votos. Na sequência, vinham Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 22%, e o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), com 18%. Tarcísio e Garcia apareciam empatados no limite da margem de erro.

Leia também: Com 46,5% de intenções de voto, Jerônimo pode se eleger governador da Bahia no 1° turno