Clima de virada

Com 46,5% de intenções de voto, Jerônimo pode se eleger governador da Bahia no primeiro turno

Pesquisa AtlasIntel/A TARDE mostra que candidato do PT cresceu dois pontos em relação ao levantamento anterior, enquanto ACM Neto recuou para 39,6% de preferência do eleitorado

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula e Jerônimo: apoio fundamental para o crescimento do candidato a governador da Bahia

São Paulo – O candidato ao governo da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) ampliou a vantagem sobre ACM Neto (União Brasil) e tem chances de ser eleito já primeiro turno, no próximo domingo (2). É o que aponta a sexta rodada de pesquisas AtlasIntel/A Tarde, realizada de quinta até ontem (22 a 26).

Os números mostram avanço de dois pontos percentuais do petista, que agora soma 46,5% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de Salvador recuou quase um ponto em relação ao último levantamento e agora tem 39,6% da preferência do eleitorado.

Considerando a margem de erro, 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, Jerônimo oscila de 44% a 49% do total de votos. Quando considerados os votos válidos, o ex-secretário de Desenvolvimento Rural e de Educação tem 47,6% e está no limite para decidir a eleição no primeiro turno.

Segundo turno

A vantagem de quase sete pontos sobre o principal concorrente ao governo do estado, no entanto, dá lugar ao equilíbrio num eventual segundo turno. Em caso de uma improvável disputa contra o candidato bolsonarista João Roma (PL), Jerônimo tem ampla vantagem, de 59,7% a 20,8%.

Mas, em caso de disputa entre Jerônimo e ACM Neto, o petista tem uma vantagem de apenas 1,5 ponto percentual (47,7% a 46,2%), indicando indefinição de acordo com a margem de erro.

A diferença apertada repete o resultado da última pesquisa, finalizada na quarta (21), quando Jerônimo liderava o segundo turno com 1,3 ponto de vantagem.

Isso se justifica pela migração de votos de Roma para Neto, uma vez que apenas 3,6% do eleitorado de Bolsonaro admite votar em Jerônimo no segundo turno, o que, ainda assim, representa um crescimento de 0,8 ponto para o petista num universo onde ACM Neto tem 79,5% dos eleitores bolsonaristas.

Indecisos

O crescimento de Jerônimo entre os apoiadores do atual presidente é outro dado que chama a atenção e preocupa os eleitores de ACM Neto, apontado como herdeiro natural desse segmento numa disputa sem João Roma.

Leia também: Pesquisas atualizam disputas para os governos dos 26 estados e do DF

Na última pesquisa, Jerônimo tinha 0,7% das intenções de voto bolsonaristas e, agora, aparece com 3,1%, mais de quatro vezes o índice anterior. Apesar disso, ACM Neto recuou apenas 0,9%. A variação positiva de Jerônimo (2 pontos) e Roma (0,5) veio da queda expressiva de votos brancos e nulos, de 2,3 para 0,4 ponto percentual.

Os indecisos seguem em 2% e podem representar a diferença entre uma definição no próximo domingo ou a realização de um segundo turno. Fora desse universo, Jerônimo e Neto só podem avançar no eleitorado um do outro, o que deve se refletir nas estratégias das campanhas nos próximos dias.


Com informações do jornal A Tarde