Maiores colégios eleitorais

Datafolha e Ipec confirmam Haddad líder em São Paulo e Castro no Rio. Kalil briga por 2° turno com Zema em Minas

Ipec mostra os mesmos candidatos na liderança, mas o governador de Minas estaria no “fio da navalha” para se eleger no primeiro turno ou não

Reprodução
Reprodução
Cláudio Castro (PL), ALexandre Kalil (PSD) e Fernando Haddad (PT) disputam os governos dos maiores colégios eleitorais

São Paulo – Pesquisas divulgadas neste sábado (1º) confirmaram Fernando Haddad (PT) líder pelo governo de São Paulo, Cláudio Castro (PL) no Rio e uma briga entre Alexandre Kalil (PSD) e Romeu Zema (Novo) para que a eleição vá ao segundo turno em Minas Gerais. O Datafolha, contratado pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, divulgou a última rodada antes do primeiro turno para os três maiores colégios eleitorais do país.

Em São Paulo, em votos válidos, Fernando Haddad (PT) lidera com 39%, dois pontos abaixo dos 41% do levantamento anterior na quinta-feira (29). Tarcísio de Freitas (Republicanos) se mantém com 31%, seguido pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), que aparece com 23% (tinha 22% no levantamento anterior).

Carol Vigliar (Unidade Popular) tem 2% (ante 1%). Gabriel Colombo (PCB), Elvis Cezar (PDT), Vinicius Poit (Novo), Edson Dorta (PCO), Antonio Jorge (Democracia Cristã) e Altino Júnior (PSTU) têm 1%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi feita nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob número SP-09987/2022.

Datafolha em Minas Gerais

O instituto divulgou levantamento também para Minas, o segundo maior colégio. Pela pesquisa, Romeu Zema (Novo) se elegeria já em primeiro turno, com 56% (57% no estudo anterior). Alexandre Kalil (PSD) aparece com 35%, um ponto a mais em relação a 29 de setembro. A margem de erro é a mesma. A pesquisa foi feita nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e registrada com o número MG-04343/2022.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo subiu quatro pontos percentuais, de 31% para 35%, e se aproxima do governador Cláudio Castro (PL), que continua com os mesmos 44% do estudo de 29 de setembro. Rodrigo Neves (PDT) oscilou um ponto para baixo e tem 10% e Paulo Ganime (Novo) se manteve com 4%. Os outros candidatos não passaram de 2%.

Os votos válidos são calculados com a exclusão dos votos brancos, nulos e os eleitores indecisos, assim como faz a Justiça Eleitoral. A pesquisa foi feita nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número RJ-07599/2022.

Ipec mostra Zema no limite de 50%

O Ipec também divulgou neste sábado as pesquisas para São Paulo, Rio e Minas. No maior colégio eleitoral do país, segundo o instituto, em votos válidos, Fernando Haddad (PT) tem os mesmos 41% do anterior, de 27 de setembro. Tarcísio de Freitas (Republicanos) subiu dois pontos, de 29% para 31%, enquanto o governador Rodrigo Garcia (PSDB) se manteve em 22%.

O instituto ouviu 2 mil pessoas entre 29 de setembro e 1º de outubro, em 83 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número SP-05847/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03126/2022.

Em Minas, o Ipec apurou que Romeu Zema (Novo) tem 50%, três a menos do que na pesquisa anterior. Alexandre Kalil (PSD) subiu três pontos de 39% para 42%. A pesquisa foi registrada no TRE com o número MG-09012/2022.

No Rio, o Ipec mostra oscilação de Cláudio Castro (PL) de 48% para 47 %, enquanto Marcelo Freixo (PSB) caiu três pontos: tinha 31% e foi para 28%. Rodrigo Neves (PDT) subiu de 9% para 11%.

Foram ouvidas 2 mil pessoas nas mesmas datas, em 45 municípios e a margem de erro é a mesma. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número RJ-01526/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05823/2022.