Eleições em São Paulo

Márcio e Lúcia França assinam carta-compromisso com cultura, educação e direitos humanos em São Paulo

Documento, que trata da garantia do amplo direito à cultura e do fortalecimento das instituições culturais, educacionais e científicas no estado, será entregue por artistas, intelectuais e ativistas em evento nesta quinta, às 19h, na capital paulista

Reprodução
Reprodução
Carta-compromisso defende ainda a retomada do desenvolvimento sustentável e a garantia do amplo direito à cultura, com o fortalecimento das instituições culturais, educacionais e científicas

São Paulo – O candidato ao Senado por São Paulo Márcio França (PSB) e a vice-governadora na chapa com Fernando Haddad (PT) a governador do estado, a professora Lúcia França (PSB), reúnem-se na noite desta quinta-feira (29) com artistas, intelectuais e ativistas no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, para assinar uma carta-compromisso com a cultura, a educação e os direitos humanos no estado.

O documento trata de uma série de estratégias para o processo de “reconstrução democrática do país” após o governo de Jair Bolsonaro (PL), e de recuperação também do estado. A carta-compromisso defende ainda a retomada do desenvolvimento sustentável e a garantia do amplo direito à cultura, com o fortalecimento das instituições culturais, educacionais e científicas. 

Outro objetivo é repor o financiamento e os investimentos nessas áreas para dar condições de qualificação, ampliação e criação de políticas públicas. De acordo com a campanha de Haddad, o governo de Rodrigo Garcia (PSDB) destina, atualmente, apenas 0,3% do orçamento para programas culturais. Em março deste ano, a gestão também foi responsável pelo Projeto de Lei Complementar PLC 3/22, aprovado na Assembleia Legislativa, que retirou direitos dos professores da rede pública a pretexto de criar um novo plano de carreira para a categoria. 

Demandas do setor

Na carta-compromisso, os movimentos também cobram condições de vida e de trabalho no mundo da cultura e das ciências, para dinamizar a economia criativa no estado de São Paulo. “Assim, qualificando as Relações Sociais, os Direitos Humanos e a Cidadania por meio do fomento a valores Civilizatórios e Democráticos”, diz o documento. 

Entre as personalidades confirmadas, estão os cineastas Joel Zito Araújo e Tata Amaral, o desembargador Alfredo Attiê, o economista e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Ladislau Dowbor e a artesã e liderança do povo indígena Avani Fulniô. 

O historiador Célio Turino, idealizador do programa Cultura Viva, que abriga o projeto dos Pontos de Cultura, também estará presente. Assim como os ex-secretários de Cultura, José Luiz Penna, Alê Yousseff e Nabil Bonduki. O coordenador da Pastoral do Povo de Rua, o padre Júlio Lancellotti, também está entre os nomes confirmados. 

França e Haddad na frente

O candidato socialista vem liderando a disputa pelo senado em São Paulo, de acordo com a pesquisa Ipec, divulgada nesta terça (27). Márcio França tem 30% dos votos, 11 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o ex-ministro do governo Bolsonaro Marcos Pontes (PL), com 19%.

A chapa de Haddad e Lúcia França também está na frente da corrida pelo governo estadual, com 34% das intenções de voto. Os candidatos somam 10 pontos de diferença sobre o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), que registrou 24% dos votos. A chapa PT-PSB tem ainda 15 pontos de vantagem sobre o atual governador do PSDB, que alcançou 19%, segundo também o Ipec.