Confrontos estaduais

Globo realiza hoje debates para governo de 26 estados mais o Distrito Federal

Os eventos serão realizados pelas afiliadas da emissora após o final da novela Pantanal, a partir de 22h30

TV Globo/Reprodução
TV Globo/Reprodução
Evento será transmitido pela TV Globo, GloboNews e o portal G1. Além de São Paulo, os candidatos aos governos de outros 25 estados e do Distrito Federal também debatem nesta terça

São Paulo – A TV Globo realiza nesta terça-feira (27) o último debate entre os candidatos aos governos dos 26 estados do país mais o Distrito Federal. Os eventos serão realizados pelas afiliadas da emissora após o final da novela Pantanal, a partir de 22h30, e serão transmitidos pela emissora, além da GloboNews e do portal g1. 

No debate de São Paulo, estão confirmadas as participações de Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Elvis Cezar (PDT) e Vinicius Poit (Novo). No Rio de Janeiro, participam do debate os candidatos Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Paulo Ganime (NOVO) e Rodrigo Neves (PDT).

Cobertura

RBA cobrirá o debate em São Paulo com reportagens no site e pelas redes sociais. A escolha dos cinco candidatos em São Paulo segue a legislação de eleitoral, reunindo partidos com representação no Congresso Nacional e sem impedimento na Justiça tanto eleitoral como comum. Por ordem de sorteio, ficarão posicionados no estúdio, da esquerda para a direita, Rodrigo, Tarcísio, Poit, Elvis e Haddad. 

De acordo com a emissora, o debate será dividido em quatro blocos. No primeiro e no terceiro, terão temas livres. Nesse caso, as perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. Ele poderá escolher um adversário de sua livre escolha, entre os que ainda ainda não tiverem respondido no bloco. 

Dinâmica do debate

Já no segundo e quarto blocos, os temas serão determinados. Isto é, o mediador sorteará em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser abordado. Os candidatos terão 30 segundos para formular a questão e um minuto pata a réplica. Enquanto o candidato que responde terá dois minutos e 30 segundos, que poderá ser dividido como preferir, entre a resposta e a tréplica. Ainda no último bloco, os candidatos aos governador farão as considerações finais. 

Em caso de falta, o lugar destinado ao postulante ficará vago com seu nome. Na primeira rodada de temas livres, um dos candidatos presentes poderá expor a pergunta que faria ao ausente. Relatada a pergunta, ele deverá escolher um dos adversários presentes para formular outra questão, dando sequência às regras do debate. 

Nos últimos debates, os principais candidatos ao Palácio dos Bandeirantes miraram no atual governador, Rodrigo Garcia, como alvo preferencial das perguntas e críticas. O debate, contudo, vem sendo visto como estratégico pela diferentes campanhas para atrair principalmente o voto dos indecisos às vésperas da eleição, neste domingo (2). 

Como está a disputa

A última pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda (26), aponta vantagem para o ex-prefeito e ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele tem 31% das intenções de voto. Na segunda posição aparece o ex-ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em empate técnico com o governador do PSDB. O bolsonarista tem 21% do eleitorado, e o tucano, 20%. 

Os candidatos do Novo e PDT registraram 1%, cada. Nas simulações de segundo turno, Haddad teria 42%, ante 39% de Tarcísio. Já contra Garcia, o tucano lidera com 45%, diante de 36% de Haddad.