Eleições 2022

Pesquisas atualizam disputas para os governos dos 26 estados e do DF

Cenário indefinido no Rio de Janeiro; liderança de Haddad em São Paulo; virada do petista Elmano Freitas no Ceará; e liderança de ACM Neto ameaçada na Bahia. Confira como estão as pesquisas nas 27 unidades da Federação

Marcelo Camargo/ EBC
Marcelo Camargo/ EBC
As incertezas predominam na maior parte das unidades da Federação, de acordo com as pesquisas mais recentes

São Paulo – A seis dias do primeiro turno das eleições, as pesquisas mostram o cenário nacional com a liderança consolidada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato da coligação Brasil da Esperança. O petista segue com chances reais de vitória sem precisar de segundo turno sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Nos 26 estados e no Distrito Federal, entretanto, o cenário é variável. As incertezas predominam na maior parte das unidades da federação, de acordo com as pesquisas mais recentes.

Por exemplo, no maior colégio eleitoral do país, São Paulo, Fernando Haddad (PT) mantém liderança com certa folga no primeiro turno. A situação em um eventual segundo turno, entretanto, é mais apertada. Tanto Rodrigo Garcia (PSDB) como Tarcísio de Freitas (Republicanos), encostam no petista em cenários simulados. No Rio de Janeiro, a disputa também segue indefinida entre Claudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB). Na Bahia, o petista Jerônimo Rodrigues cresce e ameaça a liderança de ACM Neto (União Brasil). No Ceará, o movimento é de virada de Elmano Freitas (PT) para cima do bolsonarista Capitão Wagner (União Brasil). Confira o panorama das últimas pesquisas em cada estado.

Sudeste

São Paulo – A última pesquisa Ipec, divulgada hoje (27), mostra clara vantagem do ex-prefeito e ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT). Apoiado por Lula, ele tem 34% das intenções de voto. Na segunda posição aparece o ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O bolsonarista tem 24% do eleitorado, seguido pelo atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), com 19%. Nas simulações de segundo turno, Haddad teria 44% ante 37% de Tarcísio. Já contra Garcia, Haddad venceria dentro da margem de erro com 41% a 38%.

Rio de Janeiro – O estado pode ter de resolver a disputa pelo governo no segundo turno. Pesquisa Ipec divulgada hoje (27) aponta liderança do bolsonarista Claudio Castro (PL), candidato à reeleição, com 38% das intenções de voto. Na sequência está Marcelo Freixo (PSB), com 25% e Rodrigo Neves (PDT), com 7%. Em provável segundo turno entre Castro e Freixo, de acordo com a pesquisa, o bolsonarista leva vantagem de 44%, contra 34% do pessebista.

Espírito Santo – As pesquisas apontam para vitória em primeiro turno de Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição. De acordo com pesquisa Ipec, antigo Ibope, divulgada na última quinta-feira (22), o pessebista tem 53%. Ele está distante do candidato bolsonarista, Carlos Manato (PL), que tem 18% das intenções de voto. Audifax Barcelos (Rede) e Guerino Zanon (PSD) aparecem empatados com 7%, enquanto Capitão Vinicius Sousa (PSTU) tem 1%.

Minas Gerais – Pesquisa Ipec de hoje aponta liderança de Romeu Zema (Novo). Na sequência, o candidato mais bem posicionado é do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que subiu 5% em relação à última pesquisa divulgada na última semana. Zema aparece com 45% das intenções de voto, seguido por 34% de Kalil. A diferença entre os candidatos é menor a cada rodada. Kalil, que é apoiado pelo ex-presidente Lula, possui votação mais expressiva na capital, onde concluiu sua gestão como prefeito com boa avaliação.

Sul

Rio Grande do Sul – A última pesquisa RealTime Big Data divulgada na sexta-feira (23) aponta liderança apertada do candidato à reeleição, Eduardo Leite (PSDB). O tucano tem 36% das intenções de voto, seguido pelo bolsonarista Onyx Lorenzoni, com 27%. O único candidato de esquerda competitivo aparece na terceira posição. Edegar Pretto (PT), tem 12%, seguido pelo também bolsonarista e representante do agronegócio, o senador Luiz Carlos Heinze (PP), com 4%.

Paraná – O Radar Inteligência divulgou pesquisa de intenções de voto para o governo do Paraná na sexta-feira. O atual governador, Ratinho Júnior (PSD), lidera para ganhar no primeiro turno com 58,2% das intenções de voto. Na sequência vem o ex-senador e ex-governador Roberto Requião (PT), com 20% dos votos.

Santa Catarina – A última pesquisa para o governo de Santa Catarina foi divulgada no dia 20 deste mês pelo Ipec, antigo Ibope. Trata-se do estado onde o bolsonarismo tem mais força. O senador Jorginho Melo (PL), da tropa de choque do presidente na CPI da Covid, lidera com 20%, empatado com o também bolsonarista Moisés (Republicanos). Na terceira posição, Gean Loureiro (União Brasil), que também flerta com o bolsonarismo, com 14%. Só na quarta posição aparece o petista Décio Lima, com 10%.

Centro-Oeste

Mato Grosso – Em Mato Grosso, a disputa pelo governo caminha para solução em primeiro turno. O candidato à reeleição, Mauro Mendes (União Brasil), lidera longe, com 62% das intenções de voto. Em segundo lugar está Márcia Pinheiro (PV), com 17%. O levantamento foi divulgado na quinta-feira (22) pelo RealTime Big Data.

Mato Grosso do Sul – O RealTime Big Data também divulgou o cenário da disputa no estado na útima semana. Três candidatos estão embolados e a vitória só deverá sair no segundo turno. São eles: André Puccinelli (MDB), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (União Brasil), com 24%, 18% e 17% respectivamente.

Goiás –Pesquisa Serpes divulgada na última sexta aponta o candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 50,8% das intenções de voto, podendo vencer no primeiro turno. Na sequência, vêm Gustavo Mendanha (Patriota), com 18,5% e Major Vitor Hugo (PL), apoiado por Bolsonaro, com 9,2%.

Distrito Federal – o candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), é outro que lidera com 43% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ipec divulgada hoje. Na sequência, Leandro Grass (PV-PT-PCdoB) apresenta trajetória de ascensão e tem 16%. Pela primeira vez, o Ipec avaliou a possibilidade de um segundo turno entre os candidatos. Em um cenário estimulado, Ibaneis ganharia com 54% diante de 29% de Grass. Completam o quadro do primeiro turno Izalci (PSDB), com 9%, Leila do Vôlei (PDT), 6%; e Paulo Octávio (PSD), 8%.

Nordeste

Bahia – De acordo com pesquisa Ipec divulgada na última sexta-feira, ACM Neto (União Brasil) lidera com 47% das intenções de voto. Apesar da vantagem, o ex-prefeito de Salvador vinha mantendo perspectiva de vitória ainda em primeiro turno, o que já parece fugir do radar. Isso, porque a diferença entre ele e seu opositor Jerônimo Rodrigues (PT), diminuiu nove pontos percentuais em um mês. Hoje, o petista tem 32%. Em 26 de agosto, Rodrigues tinha apenas 13%. Na ocasião, ACM Neto aparecia com 56%. Em terceiro lugar vem o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, ex-ministro João Roma (PL), com 6%, diante de 7% no levantamento anterior.

Sergipe – Ontem, a Vox Pesquisas divulgou estudo mostrando que o bolsonarista Valmir Francisquinho (PL) lidera com 37,76% das intenções de voto no estado. Na sequência estão Fábio Mitidieri (PSD), com 11,01% e o senador petista Rogério Carvalho, com 8,28% da preferência do eleitorado. O senador tucano Delegado Alessandro Vieira marcou apenas 3,09%. A situação segue indefinida no estado, já que Francisquinho foi condenado por abuso de poder e teve sua candidatura indeferida na Justiça Eleitoral. Ele aguarda recurso.

Pernambuco – Pesquisa Ipec divulgada hoje (27) aponta liderança de Marília Arraes (Solidariedade). A deputada federal que deixou o PT para concorrer a governadora tem 34% das intenções de voto em um cenário estimulado. Marília segue trajetória de ascensão. Em pesquisa divulgada em agosto, ela tinha 28%. Em segundo lugar, a tucana Raquel Lyra cresceu nas últimas pesquisas e tem 15%. Nas pesquisas anteriores, ela aparecia em empate técnico com o bolsonarista Anderson Ferreira (PL), que hoje tem 11% e Danilo Cabral (PSB), que subiu de 11% em pesquisa Ipec divulgada na semana passada para 13%. Em eventual segundo turno, Marília venceria de todos os candidatos.

Paraíba – O Ipec divulgou pesquisa de intenções de voto para o estado na quinta-feira (22). O candidato à reeleição João Azevedo (PSB) está na dianteira com 35%. Em seguida vêm Pedro Cunha Lima (PSDB), com 20% e Veneziano (MDB), com 15%, em empate técnico com Nilvan Ferreira (PL) que soma 14%.

Rio Grande do Norte – A candidata à reeleição, Fátima Bezerra (PT), tem grande índice de aprovação no estado e lidera a corrida para um segundo mandato com 51% das intenções de voto. Ela pode sair vencedora ainda no primeiro turno. Na sequência, distante, aparecem Capitão Styvenson, com 15% e Fábio Dantas (Solidariedade), com 10%. Os números foram divulgados hoje em pesquisa da Federação das Industrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), em parceria com o instituto Conectar.

Ceará – Pesquisa Ipec divulgada no dia 22 mostra virada de Elmano Freitas (PT) para cima do bolsonarista Capitão Wagner (União Brasil). O candidato apoiado pelo presidente liderava com 36% no mês anterior, enquanto o petista tinha 26%. Agora, Freitas tem 30% e Wagner 29%. Na sequência aparece o pedetista Roberto Claudio, com 22%, índice que manteve nos dois levantamentos.

Alagoas – O atual governador, Paulo Dantas (MDB), apoiado por Lula e também pelo ex-governador Renan Filho, lidera a corrida com 30% das intenções de voto, de acordo com o Ipec. Pesquisa divulgada na segunda-feira (20) aponta que a disputa pela segunda posição está entre Rodrigo Cunha (União Brasil) e Fernando Collor (PTB), com 20%.

Maranhão – Pesquisa Ipec divulgada na última terça-feira posiciona Carlos Brandão (PSB) na dianteira com 41% das intenções de voto. Brandão é apoiado por Lula e também pelo ex-governador Flávio Dino (PSB), que lidera a corrida ao Senado com folga, 64% das intenções de voto. Na sequência vêm Weverton Rocha (PDT), com 20% e Lahésio Bonfim (PSC), com 16%.

Piauí – Pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira (12) mostra liderança de Silvio Mendes (União Brasil), com 41% das intenções de voto. Na sequência vem o petista Rafael Fonteles, com 29%. Os dois candidatos oscilaram positivamente em relação ao último levantamento divulgado no dia 22 de agosto, quando tinham 38% e 23%, respectivamente.

Norte

Tocantins – A última pesquisa Ipec para Tocantins foi divulgada na segunda-feira passada (19). O candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos) lidera com 45% das intenções de voto. Na sequência, vem o bolsonarista Ronaldo Dimas (PL), com 17%. Irajá (PSD), aparece com 8% da preferência do eleitorado, enquanto Paulo Mourão (PT) tem 6%.

Amazonas – Real Time Big Data divulgou pesquisa para o Amazonas na última terça-feira. O atual governador, Wilson Lima (União Brasil), lidera com 34%, seguido por Amazonino Mendes (Cidadania), com 29%. Os dois candidatos seguem empatados dentro da margem de erro. Na sequência, Eduardo Braga (MDB), com 16%, completa o rol de candidatos competitivos.

Acre – O cenário para o governo dos acreanos foi divulgado na segunda-feira (19) pelo Ipec. O atual governador, Gladson Cameli (PP), lidera com 54% das intenções de voto. Na sequência, vem Jorge Viana (PT), com 25%. O cenário fica completo com Mara Rocha (MDB), Sérgio Petecão (PSD) e Márcio Bittar (União Brasil), em empate técnico, com 6%, 5% e 3%, respectivamente.

Rondônia – Pesquisa Ipec divulgada na última quarta-feira mostra o cenário das intenções de voto em Rondônia. Mais uma vez, um candidato à reeleição se destaca. Coronel Marcos Rocha (União Brasil), lidera com 30% da preferência do eleitorado. Na sequência vem Ivo Cassol (PP), com 29% e o bolsonarista senador Marcos Rogério (PL), com 13%. Léo Moraes (Podemos) tem 6%; Daniel Pereira (Solidariedade) 2%, assim como Pimenta de Rondônia (PSOL).

Roraima – A ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB) lidera com 53,3% das intenções de voto e chances de vitória ainda no primeiro turno. O dado foi divulgado na sexta-feira (23) pelo Instituto Cipec. O atual governador do estado, Antônio Denarium (PP), tem 44,7%.

Amapá – O Ipec divulgou o último levantamento no dia 24 de agosto. O ex-prefeito de Macapá Clécio Luís (Solidariedade), liderava com 41%, e o atual vice-governador do estado, Jaime Nunes (PSD), tinha 35%. Na sequência, aparece Gilvam Borges (MDB), com 5%. Jairo Palheta (PCO) tem 2%; Gesiel Oliveira (PRTB) e Gianfranco Gusmão (PSTU), 1%.

Pará – A disputa pelo governo segue estável, com a liderança do atual governador, Helder Barbalho (MDB), com 72% das intenções de voto. O último levantamento Ipec foi divulgado no sábado (24). Na sequência, Zequinha Marinho (PL) aparece com 16%.


Leia também


Últimas notícias