Forças Armadas

Novo comandante do Exército assume nesta sexta-feira. Após impasse, Marinha marca troca para 5 de janeiro

Sem condições de reagir ao andamento da transição, Jair Bolsonaro assinou a nomeação do novo comandante do Exército, general Júlio César de Arruda

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
General Júlio César de Arruda – escolhido por Lula – assume o comando do Exército na sexta-feira

São Paulo – A Marinha marcou para 5 de janeiro a cerimônia de troca do comando. O atual comandante da força, almirante Almir Garnier, será substituído pelo almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, que hoje está à frente de Operações Navais. Depois de divulgado por fontes ligadas ao futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva que a troca na força se daria antes da posse, até quinta-feira (29), houve oposição no interior do Alto Comando, o que causou apreensão.

Para alívio de Lula e do futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o que parece certo é a troca de comando no Exército. O general Júlio César de Arruda – que é o escolhido por Lula – assume na sexta-feira (30) em lugar do general Marcos Antonio Freire Gomes.

Na Marinha, segundo a Folha de S. Paulo, o comandante Garnier apoiava a antecipação da troca para antes da posse de Lula, até quinta-feira (29), mas, segundo avaliações internas, tal ato poderia causar “ruídos”. Decidiu-se então adiar a passagem do bastão na Força para depois do dia 1°.

Sem condições de reagir ao andamento da transição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou a nomeação do comandante do Exército. O ato está publicado nesta quarta-feira (28) no “Diário Oficial da União”. Arruda ocupará o posto como interino até a nomeação definitiva, a ser assinada por Lula já como presidente da República.

Já a passagem do comando da Aeronáutica será no dia 2 de janeiro. Tomará posse o tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que assume o posto do atual comandante, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior.

Enquanto não deixa claro qual será seu destino nos próximos dias e horas, que deve ser a Florida, nos Estados Unidos, Bolsonaro faz o mínimo protocolar que o cargo exige enquanto ainda está no Palácio do Planalto.

Força Nacional

Além de assinar a nomeação de Arruda no comando do Exército, seu Ministério da Justiça autorizou hoje o uso da Força Nacional na posse de Lula no domingo (1º). A previsão é de que a FN apoie a Polícia Rodoviária Federal “nas atividades de escoltas, por ocasião da Operação Posse Presidencial 2023, em caráter episódico e planejado, no período de 27 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023”.

Leia também: