Faltam cinco dias

Posse de Lula está marcada para as 15h do domingo. Preparativos de segurança podem mudar, e atual presidente vai viajar antes

Descoberta de atentado faz segurança defender uso de carro blindado em vez de aberto. Praxe de entrega da faixa não se cumprirá

Em 2002, transmissão do cargo de FHC para Lula foi festiva. Agora, ataques à democracia preocupam organização da cerimônia

São Paulo – A posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está marcada para a 15h do próximo domingo, 1º de janeiro, em sessão solene do Congresso Nacional. Na sequência, Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), seguem para o Palácio do Planalto. Lá, devem subir a rampa, com discurso no Parlatório, em frente à Praça dos Três Poderes. Detalhes da segurança ainda preocupam a organização e a assessoria do presidente, após a descoberta de uma tentativa de atentado e pelos seguidos ataques à democracia. Se o clima de 2002 foi totalmente festivo, quando Lula recebeu a faixa de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), agora o ambiente é de preocupação.

Assim, os convidados, incluindo os esperados 120 chefes de Estado e de governo, devem chegar ao Congresso a partir de 13h45. Lula e Alckmin passarão pela Catedral de Brasília por volta de 14h30. Dez minutos, o presidente sairá, a princípio em carro aberto, em direção ao parlamento. Parte da segurança defende que Lula faça o percurso em veículo blindado.

Juramento à Constituição

Já no Congresso, ele será recebido pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Começa então a sessão solene, com execução do Hino Nacional e, em seguida, o chamado Compromisso Constitucional. Em seguida, Lula e Alckmin assinarão o termo de posse. Os presidentes da República e do Congresso farão discursos. Depois disso, Lula participará de cerimônia de honras militares na área externa do Congresso.

Ainda há dúvidas sobre a posse no Palácio do Planalto. Pela praxe, o eleito recebe a faixa presidencial de seu antecessor, mas o atual mandatário deverá viajar dias antes, possivelmente amanhã (28), para os Estados Unidos, onde se encontrará o mentor Donald Trump. Estão previstos discursos no Parlatório, outro momento visto com preocupação pela segurança. As atividades formais terminam com os cumprimentos de autoridades estrangeiras e solenidade no Itamaraty.

Paralelamente, a Esplanada dos Ministérios receberá o chamado Festival de Futuro. Serão vários shows de artistas convidados, a partir do meio-dia.

Leia mais:

Ocupação popular em Brasília na posse de Lula será a melhor resposta ao fascismo, afirma José Genoino

Militantes vão de Porto Alegre a Brasília de bicicleta para a festa da posse de Lula

Posse de Lula: festa popular reforça segurança para ‘alegria tomar conta’ e ‘virar a página’