Forças Armadas

Ministro da Defesa de Lula e general Paulo Sérgio acertam antecipar troca de comando do Exército e da Marinha

Passagem de comando na Aeronáutica ocorre em 2 de janeiro. Atual chefe da FAB classifica como #FakeNews a informação de site de que ele “apoiaria ruptura”

Divulgação/ Polícia Militar (MT)
Divulgação/ Polícia Militar (MT)
General Julio Cesar de Arruda (à direita) foi escolhido por Lula e assume Exército na próxima sexta-feira (30)

São Paulo – Após reunião entre o futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o atual, general Paulo Sérgio Nogueira, foi acertada a antecipação da troca de comando da Marinha e do Exército para antes da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no domingo (1°). A Marinha inaugura o processo de troca “até” quinta-feira (29). O almirante Marcos Sampaio Olsen substituirá o também almirante Almir Garnier Santos. Na sexta-feira o general Júlio Cesar de Arruda deve assumir o posto de comandante do Exército, no lugar do general Marcos Antonio Freire Gomes.

A passagem de comando na Aeronáutica deve ocorrer apenas em 2 de janeiro, quando Lula já será presidente da República. O comandante da FAB, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, é considerado o mais próximo a Jair Bolsonaro. Porém, nesta terça-feira (27), o militar desmentiu em sua página no Twitter uma informação do site Metrópoles.

Tuíte de comandante da FAB

“Lamentável o espaço e interpretações erradas que este tipo de MENTIRA consegue ocupar na Internet e na mídia dependente de ‘likes’ para sobreviver”, escreveu o brigadeiro (mantida grafia original). “Jamais apoiaria rupturas democráticas”, acrescentou Baptista Júnior, classificando a postagem e matéria do Metrópoles com a hashtag #FakeNews. Ele dará lugar Marcelo Kanitz Damasceno (Aeronáutica).

Lula encontra comandantes

A definição dos comandantes das três Forças foi feita por Lula junto com Múcio Monteiro em 8 de dezembro, logo após escolher o novo ministro da Defesa. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Múcio levou os futuros comandantes para conversar com Lula, e o presidente eleito pediu aos militares um “diagnóstico” das Forças Armadas até meados de janeiro. Em 10 de dezembro, o comandante da Aeronáutica que está deixando o posto desejou boa sorte ao seu sucessor e aos novos comandantes das Forças Armadas.

“Oficializadas as escolhas dos próximos comandantes das Forças Armadas e do Estado-Maior Conjunto, registro meu desejo de muitas felicidades e realizações em suas missões”, postou Baptista Júnior no Twitter.

Expectativas

Há a expectativa de que, com a troca de comando antecipada, haja alguma medida para enquadrar os golpistas acampados nas imediações de quartéis do Exército no país, principalmente em Brasília, onde acontece a posse de Lula.

A tentativa de um atentado terrorista supostamente ao Aeroporto Internacional de Brasília, de que fez parte o “empresário” George Washington de Oliveira Sousa, teve grande impacto entre os representantes do governo de transição.

Desde os atos que vandalizaram Brasília em 12 de dezembro já se sabia que entre bolsonaristas golpistas acampados no entorno do Quartel General do Exército e do Palácio da Alvorada havia terroristas.

Leia também: