Ano eleitoral

Márcio França recebe solidariedade de Lula e de Gleisi Hoffmann

Apesar das divergências que podem pôr em risco a aliança entre PT e PSB, petistas protestaram contra uso político da Justiça e da polícia

Marcelo Chello/CJPress/Folhapress
Marcelo Chello/CJPress/Folhapress
Lula e Gleisi cobram presunção da inocência e criticam operação policial contra França

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), manifestaram solidariedade ao ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB). Isso porque ele foi alvo da operação Raio-X da Polícia Civil de São Paulo, realizada nesta quarta-feira (5). A ação, que incluiu revista à residência de França, investiga supostos desvios de recursos públicos na área da saúde.

Márcio Franca é pré-candidato do PSB ao governo paulista. O partido reivindica que o ex-prefeito Fernando Haddad não dispute a eleição pelo PT e apoie o ex-governador. A situação pode empacar, inclusive, a aliança nacional dos partidos em torno da candidatura de Lula. Apesar dessas divergências, Lula e Gleisi criticaram a ação policial contra França.

Em suas redes sociais, Lula ressaltou que a Constituição brasileira assegura a todo cidadão a presunção de inocência. O ex-presidente defendeu ainda investigações que respeitem o “direito de defesa e sem espetáculos midiáticos desnecessários contra adversários políticos em anos eleitorais”.

A presidenta do PT afirmou que é preciso respeitar a presunção de inocência. “E evitar que adversários eleitorais sejam transformados em alvos políticos”, afirmou Gleisi.

Falsas alegações

França classificou a operação Raio-X como “política”. “Não há outro nome para uma trapalhada, por falsas alegações, que determinadas ‘autoridades’, com ‘medo de perder as eleições’, tenham produzido os fatos ocorridos nesta manhã em minha casa”, afirmou o ex-governador em nota.

A direção nacional do PSB também divulgou nota criticando a operação.“O partido condena fortemente o uso político de operações policiais e acusações infundadas contra uma liderança política de mais de 40 anos de ilibada vida pública e importantes serviços prestados à população de São Paulo como o companheiro Márcio França”, afirmou a legenda, em nota publicada no site da legenda.